COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



sábado, 26 de novembro de 2016

“A ILHA”, UM TRIBUTO À LITERATURA






Por Luiz Carlos Amorim – Escritor, editor e revisor – Fundador e presidente do Grupo Literário A ILHA, com 36 anos de trajetória. Cadeira 19 na Academia SulBrasileira de Letras. http://luizcarlosamorim.blogspot.com.brhttp://www.prosapoesiaecia.xpg.uol.com.br

Fim de ano, de novo, e podemos comemorar algumas alegrias literárias. Aqui em Florianópolis aconteceu, finalmente, um festival literário,  o FLIC- Festival Literário Internacional Catarinense. Digo finalmente porque, em anos anteriores, a imprensa anunciou mais de uma vez a realização deste tipo de acontecimento literário, com datas marcadas e tudo, mas nada aconteceu. Agora foi pra valer: um evento literário com a presença de personalidades de outras partes do mundo e de outros estados brasileiros, para sacudir a cultura da capital catarinense e do sul, que anda muito caída, nos últimos  anos. Fazia falta por aqui. Há muito  tempo. O evento Pátria Língua Portuguesa, de integração cultural, empresarial e turística entre os dois países, Brasil e Portugal, aconteceu este ano em Joinville, durante a Festa das Flores. O Encontro Catarinense de Escritores aconteceu em novembro, também, em Joinville, com participantes do Grupo Literário A ILHA e com muita arte, confraternização, debates e troca de ideias. Em Portugal, aconteceu, em setembro, o segundo Encontro de Escritores Brasileiros e Portugueses, com a participação de integrantes do Grupo Literário A ILHA, como Dulce Rodrigues e Rita Pea.

Para comemorar tudo isso, o Grupo Literário A ILHA  lança a 139ª. edição do Suplemento Literário A ILHA, revista que reúne a produção de escritores do Brasil e de Portugal e de outras partes do mundo, como México, Polônia, Estados Unidos, Suiça, etc. Um elo de integração entre os escritores de língua portuguesa espalhados pelo mundo todo e até produtores de literatura de outras línguas, traduzidos para o português, com a ajuda da escritora brasileira Teresinka Pereira, radicada nos Estados unidos e presidente da IWA - International Writers and Artists Association .

A edição impressa da revista está disponível em pdf no portal do Grupo Literário A ILHA, em http://www.prosapoesiaecia.xpg.uol.com.br , para quem quiser conferir, em qualquer parte do mundo. É só clicar em cima da capa. Assuntos como “O Grande Cruz e Sousa, quase esquecido em sua terra natal”, “Não sabemos ler o mundo”, “A tão falada biblioteca”, “A educação no Brasil está mudando. Pra pior”, “O cronista é um escritor crónico” e muito mais prosa e poesia, muita informação literária e cultural.
Então nosso presente para nossos leitores e para todos os leitores de literatura em todo o mundo é a nossa revista que circula há mais de trinta e seis anos, ininterruptamente. Com os nossos votos de um ano novo produtivo e feliz, pleno de renovação e realizações para todos os escritores e todos os leitores e um Natal de paz e harmonia. Em 2017, o Grupo Literário A ILHA continua firme no propósito de manter e criar espaços para a literatura em língua portuguesa, seja ela escrita aonde quer que seja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário