COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



sexta-feira, 22 de maio de 2015

DIA DO ABRAÇO


Por Luiz Carlos Amorim – Escritor, editor e revisor – Fundador e Presidente do Grupo Literário A ILHA, cadeira 19 da Academia SulBrasileira de Letras – http://luizcarlosamorim.blogspot.com.br


O Dia 22 de maio é o Dia do Abraço. Só fiquei sabendo recentemente, nem sabia que existia, mas uma mensagem no Face, postada pela mana Sandra, me chamou a atenção: “Queria te dar um abraço apertado. Feliz Dia do Abraço.”

Pois eu queria dar um abraço em tanta gente... Pessoas queridas que estão longe ou que não estão mais aqui... A comunicação hoje é tão fácil, podemos falar com qualquer pessoa, esteja ela onde estiver. Mas a presença, o abraço, o olho no olho, isso tudo é insubstituível. Se não podemos estar próximos, para nos abraçarmos, vale, é claro, falarmos e até nos vermos, com toda a tecnologia que há hoje.

Não poder abraçar as pessoas porque estão muito longe me dá um pouco de tristeza, porque me lembro da nossa Vó Mariana, que morava em Joinville. Ela, com seus noventa e tantos anos era uma poetisa atuante e dinâmica e todos os poetas da cidade eram seus netos. Todos a chamavam de Vó. Um dia, lá no final dos anos noventa mudei para Florianópolis. De vez em quando eu voltava para o norte do Estado e a procurava. Num certo dia, cheguei em sua casa, bati na porta e uma pessoa atendeu. Ela estava descansando e eu pedi que não a acordassem. Na minha ida a Joinville depois disso, procurei-a novamente, para dar-lhe o abraço e o beijo atrasados, mas me comunicaram que ela não estava mais conosco.

Então aprendi que nunca se deixa um abraço para depois. Braços são para abraçar. Sempre. No momento em que se abraça, ficamos com dois corações no peito. E ter dois corações no peito é um privilégio, é como se o coração do outro ajudasse o nosso a bater mais forte, e vice-versa. Queridos e queridas, de qualquer lugar, onde quer que estejam agora, considerem-se abraçados.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário