COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



quarta-feira, 6 de maio de 2015

CRISTIANA ÁGUAS, A NOVA GRANDE VOZ DA MÚSICA PORTUGUESA


  

 
  Por Luiz Carlos Amorim – Escritor, editor e revisor, Fundador e Presidente do Grupo Literário A ILHA e detentor da Cadeira 19 da Academia Sulbrasileira de Letras. – Http://luizcarlosamorim.blogspot.com.br

Estou ouvindo, como tenho feito muito nos últimos tempos, a Diva Cristiana Águas, a nova e cristalina voz da música portuguesa. Seu CD de estreia é um primor, uma joia musical preciosa, a evidência da talento e dedicação total à música, da cantora que chegou para brilhar. O olho clínico de Pierre Aderne – ou seria o ouvido? – que descobriu a potencialidade de Cristina e não aceitou nada menos do que produzir o primeiro álbum da cantora, estava corretíssimo. A cantora estava destinada ao sucesso.

Não é à toa que Cristiana Águas foi a voz que cantou as músicas de Amália Ridrigues jovem, em “Amália, o Filme”, em 2008. Desde muito cedo, a cantora já brilhava e encantava seus fãs no Clube do Fado, onde ainda recebe seus fãs, embora faça muitos shows por toda Portugal.

Cristiana Águas, a bela portuguesa de voz harmoniosa e cristalina, cantora por vocação e pelo talento transbordante de emoção e sensibilidade é a nova grande voz portuguesa. Seu primeiro CD, que leva seu nome – e não poderia deixar de ser assim – é ouro puro. É difícil escollher as melhores músicas do CD, pois todas são interpetadas magistralmente pela jovem Diva portuguesa.

São onze músicas – “Só porque não sei nadar”, de Pierre Aderne e Lula Ribeiro; “A vinha e o Olival”, de Pierre Aderne e Mu Carvalho, em dueto com o fadista Pedro Moutinho; “Porque não”, de Luiz Caracol; “Alma Sadina”, de Pierre Aderne; “Cromologia”, de Pierre Aderne, Dadi e Alexia Bomtempo; “Sangue Latino”, o grande sucesso dos Secos & Molhados, em dueto com Ney Matogrosso; “Margem”, de Pedro Esteves; “À porta da brasileira”, de Domingos Lobo e Mário Pacheco; “Tristes Pássaros”, de Paulo Mendonça e Philippe Baden Powell, em dueto com a fadista Cuca Roseta; “Ingravidez”, de Diego Vasalla; “Fala da Mulher Sozinha”, de Eduardo Olimpio e Paco Bandeira.

São letras belíssimas em músicas da melhor qualidade que, depois de cantadas por Cristiana Águas, não podem ser cantadas por mais ninguém, tamanha a personalidade e o talento da cantora. A música portuguesa está mais rica, agora, com a grande voz da nova Diva do Fado. Mas é bom que se diga que essa grande cantora não canta só fado. Ela é fadista por natureza, mas sua potente e espetacular voz interpreta qualquer outro gênero e seu álbum comprova muito bem isso, pois nele temos música popular brasileira e também portuguesa. É um CD para ouvintes portugueses e brasileiros, pois os dois países se encontram nele.

O álbum de Cristiana Águas não é um disco para fazer sucesso apenas em uma época, é para se ouvir sempre. Não é todo dia que temos uma seleção de tamanha qualidade, valorizada ainda mais por uma voz incomensurável, inigualável, como a dessa jovem portuguesa que esbanja talento por todos os poros. Você ouve uma vez e quer ouvir de novo, e de novo, e de novo. Quem quiser adquirir o CD de Cristiana Águas, ele está em todas as lojas da Fnac, pelo mundo, tanto físicas quanto virtuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário