COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



sábado, 25 de abril de 2015

28 DE ABRIL: CONVITE A SE PENSAR A EDUCAÇÃO


Por Luiz Carlos Amorim – Escritor, editor e revisor, fundador e presidente do Grupo Literário A ILHA, cadeira 19 da Academia Sulbrasileira de Letras – http://www.prosapoesiaecia.xpg.uol.com.br


Com a greve dos professores acontecendo, nestes últimos tempos, não posso deixar de registrar a passagem do Dia da Educação. Se os professores são obrigados a entrar em greve para reivindicar um pagamento decente pelo trabalho tão importante que realizam, então a educação não vai nada bem.

E não vai mesmo. A educação, não a de um outro Estado brasileiro, mas a educação brasileira, está a caminho da falência. Não se dá a devida importância e atenção à educação, ao ensino público, faz muito tempo. A educação é fator primordial na vida de todas as pessoas, para que tenham bom desempenho no mercado de trabalho e, consequentemente, uma vida digna, um futuro promissor.

O que se vê, infelizmente, é o sistema de ensino cada vez com menos conteúdo, fragilizado, com professores sendo mal pagos, com escolas caindo aos pedaços, sem equipamentos e até com falta de recursos humanos. As modificações que têm sido feitas no ensino fundamental e médio, pelo MEC, nos últimos anos, ao invés de fortalecer a educação, a tem tornado menos eficiente e eficaz.

Sistemáticas de ensino que sempre funcionaram bem, como a alfabetização foram mudadas e a nova maneira de aplicá-la atrasou o aprendizado dos pequenos, fazendo com que algumas crianças tenham mais dificuldade, levem mais tempo para aprender a ler e a escrever.

De maneira que não há, infelizmente, o que comemorar. Precisamos de uma reforma muito séria nos ensinos fundamental e médio, no Brasil, para que a educação brasileira melhore um pouco e os estudantes cheguem ao vestibular aptos a enfrentarem um curso superior. E mais, que cheguem à vida adulta com um pouco mais de educação no sentido mais latente da palavra: o desenvolvimento intelectual e moral, a sensibilidade e a humanidade no trato com as pessoas ao seu redor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário