COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



terça-feira, 2 de dezembro de 2014

A ILHA – A PERENIDADE DE UMA PUBLICAÇÃO LITERÁRIA

 
Por Luiz Carlos Amorim – Escritor, editor e revisor – Http://www.prosapoesiaecia.xpg.uol.com.br
 
A revista Suplemento Literário A ILHA existe há trinta e quatro anos, chegando aos seus leitores ininterruptamente na versão impressa e nos últimos vinte anos também pela internet, ampliando infinitamente a gama de leitores. A publicação do Grupo Literário A ILHA é a mais perene do gênero, já que não há notícia de nenhuma outra revista literária que tenha resistido tanto tempo circulando. Começou na era dos mimeografados, nos anos oitenta e persiste até hoje, publicando autores novos e autores consagrados, catarinenses, brasileiros e até de outros países, como Índia, Rússia, França, Inglaterra, Estados Unidos, México, Portugal, Cabo Verde, Argentina, Espanha, etc.
A edição especial de Natal do Suplemento Literário A ILHA, de número 131, acaba de sair do prelo e de ser colocada no ar, no portal PROSA, POESIA & CIA. Do Grupo Literário A ILHA, em
Http://www.prosapoesiaecia.xpg.uol.com.br/SuplAILHA131Dez14.htm  .
Muita prosa e muita poesia, inclusive poemas, crônicas e contos de natal, privilegiando o tema que é muito forte para todos nós, nesta época, para deixarmos de lado. Nomes conhecidos da literatura contemporânea estão presentes nesta edição, como Celestino Sachet, Júlio de Queiroz, Urda Alice Klueger, Enéas Athanázio, Teresinka Pereira, Pierre Aderne e muitos outros que representam muito bem a literatura brasileira aqui dentro do país e fora dele.
Assuntos atuais e prementes, como a reforma do Memorial Cruz e Sousa, em Florianópolis, que mais uma vez não ficou pronto para comemorar o aniversário do poeta maior catarinense, a perda recente do poeta Manoel de Barros, o registro fiel da amizade entre Carlos Drummond de Andrade e Fernando Jorge, Literatura infanto-juvenil, no conto “A Rena do nariz vermelho”, notas sobre o Encontro de Escritores em Joinville, SC, e sobre a Feira do Livro de Florianópolis, e ainda mais prosa e poesia e muita informação literária e cultural.
Até o cantor, compositor, produtor, apresentador e escritor Pierre Aderne, franco-brasileiro que vive em Lisboa, comparece às páginas desta nova edição do Suplemento Literário A ILHA.  Vocês conhecem ele por um dos temas da novela brasileira “Aquele beijo”, onde cantava a música “Fado dos barcos” com Cuca Roseta e dos programas “MPB - Música Portuguesa Brasileira” e “Desafinado”, apresentados na televisão de nosso país. Seu primeiro livro de crônicas e poemas saí brevemente em Portugal.
O Suplemento Literário A ILHA está recheado de boa leitura. Acesse o portal do Grupo Literário A ILHA e leia a revista em pdf. É gratuito. O endereço está acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário