COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

O SIGNIFICADO DO NATAL


Por Luiz Carlos Amorim - Escritor - Http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br

E estamos no final de 2013. O Natal está aí, essa festa grandiosa para a humanidade que a própria humanidade transformou num mero evento consumista: a festa da fraternidade e do amor, reduzida a uma época para se gastar mais, para se comprar mais. 
Mas ainda é tempo de mudar. Ainda há tempo. Será que vamos nos esquecer, novamente, que o Natal não é Papai Noel, não é presentes e guloseimas, cores e brilhos, simplesmente? Alguém lembrará do menino que está para nascer e que representa o renascimento da vida para cada um de nós, a esperança de renovação para cada cristão desse mundo de Deus?
O Natal é a oportunidade de reafirmarmos nossa fé em uma força superior que rege o universo, que rege o futuro, não importa o nome que lhe demos. Porque como já dissemos outras vezes, o que será de nós, seres humanos, irmãos gêmeos da natureza, se não tivermos fé e esperança num amanhã que está nas mãos daquele menino que está para nascer?
O que adiantará alguns de nós montarmos nossas árvores de Natal, com luzes e enfeites, podermos comprar presentes para os filhos, pais, irmãos, amigos, se não soubermos o significado do Natal? Precisamos começar a ensinar nossos filhos, que desde muito pequenos esperam ansiosamente o final de ano para que Papai Noel lhes traga brinquedos e doces de presente, que o Natal não é só isso. 
Que Natal é muito, muito mais do que isso. Que o Natal existe porque um menino nasceu, há muito tempo atrás, para ensinar-nos que sempre é possível começar de novo, que nunca é tarde para recomeçar, que nunca estaremos sozinhos, apesar de tudo. 
Que podemos exercitar sentimentos e emoções simples, próprios de nós, homens, filhos de Deus, como a solidariedade e a fraternidade, a amizade e a compaixão. Que esses sentimentos levam a sentimentos maiores. Não podemos deixar de lembrar, sempre, este significado maior.
Em alguns lares, às vezes por falta de tudo, às vezes por falta do espírito de Natal, nem a árvore enfeitada com frutos coloridos e maduros, representação de fartura, se faz presente. Principalmente se não há crianças. E uma casa sem Natal é muito triste. E um adulto que não tem mais a capacidade de sonhar, de sorrir e de ter esperança é mais triste ainda. É como se não deixássemos nascer o menino, o filho de Deus, que representa a nossa alma, a magia e o encantamento de viver.
Natal é a comemoração da vida, que um menino chamado Cristo traz todo ano, tentando nascer em nossos corações. É a comemoração do aniversário desse menino, que há mais de dois mil anos veio para iluminar nosso caminho. Essa é a grande festa: ela precisa começar dentro do coração de cada um. Feliz Natal para todos.

2 comentários:

  1. Bom dia!

    Amorim, como vai? Parabéns pela tarde de autógrafos, sei que vai ser um sucesso!

    Gostaria de te dizer que já entrei em contato com a Irene do rio total. E também gostaria de contá-lo que 2a feira fiz a noite de encerramento do projeto Histórias Viajantes. Foi um sucesso. Convidei todos os meus alunos para irem a noite com a camisa do projeto. Chegando lá passei um DVD com todas as fotos do projeto, desde o início da escrita das cartas até as visitas às instituições para ver qual o tipo de literatura seria entregue, depois convidei a coordenadora da casa de apoio ao hospital do câncer de Divinópolis-MG para falar um pouquinho sobre solidariedade. Em seguida levei um professor, escritor e contador de histórias para encantar a noite dos adolescentes. Ele chegou de surpresa, tocando instrumento e cantando e encantando a todos inclusive contou a história do menino que queria ser passarinho, linda, linda. Em seguida falou também da importância do ato de ler. Fiquei encantada com tanta beleza e magia que contagiava a noite. E para completar ganhei muitos exemplares de livros novos infanto-juvenis que os meninos queriam tê-los em casa e fiz o sorteio. Ainda antes de sair dei-lhes bombons para adoçar a vida e fazer com que esta noite dedicada a eles ficassem em suas memórias. Quanta beleza em uma noite e terminei a noite convidando a todos a manusearem todos os livros arrecadados no projeto.
    Ontem comecei a separá-los para semana que vem entregá-los, mas ainda vai chegar muitos livros. Só para uma creche que cuida de 52 crianças de 0 a 6 anos vou entregar 700 livros infantis. Eu estou radiante de alegria e gostaria de dividi-la com você, pois durante o projeto sempre me animou. Muito obrigada, meu amigo. Se é que posso lhe chamar assim. Até mais, creio que ainda vou falar muito deste projeto belíssimo e o ano que vem vou me inscrever em todos os concursos e quero ganhar um prêmio por ter mostrado a todos que vale a pena sonhar, principalmente quando esta ação é estritamente solidária.

    Edna Matos, uma simples professora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coisa linda, professora. Que trabalho espetacular. A senhora merece todo o reconhecimento por tudo o que tem feito. Parabéns. Coloquei de novo no correio o envelope que voltou com os três livros. Espero que cheque logo, a tempo da distribuição. Saiba que tenho orgulho de poder dizer que sou seu amigo. Um grande abraço do Amorim

      Excluir