COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



quarta-feira, 21 de agosto de 2013

A FESTA DA LITERATURA CATARINENSE EM SC

Norma Bruno, eu, Jacqueline Aisenman e Fátima de Laguna,
integrantes do Grupo A ILHA na festa do Varal do Brasil

    Por Luiz Carlos Amorim – Escritor – Http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br   

A antologia do Varal do Brasil, que reúne escritores brasileiros de todos os pontos do país e alguns que vivem no exterior, além de portugueses, foi lançada em maio no Salão Internacional do Livro de Genebra. Tive o prazer de estar lá e foi uma belíssima festa.

Nesse início de agosto, o “Varal Antológico 3” foi lançado em Florianópolis. Por que Florianópolis? Porque dos co-autores da antologia, alguns são aqui da região e a editora do Varal do Brasil, Jacqueline Aisenman, é catarinense de Laguna.

Mais uma vez o Varal do Brasil é o elo de ligação, o amálgama que une escritores geograficamente tão distantes um dos outros, que possibilita o encontro de produtores de literatura que, de outra forma, não ficariam cara a cara, não poderiam trocar um abraço de confraternização. Isso já foi feito anteriormente, tanto aqui em Santa Catarina como em Minas Gerais e em Genebra.

Sei quanto é importante essa integração entre escritores, pois há décadas fazemos isso no Grupo Literário A ILHA, ainda que, de certa maneira, em menor proporção. Começamos reunindo escritores do norte do Estado de Santa Catarina, depois de todo o Estado e, a partir do advento da internet, também de todo o Brasil e de outros países.

A festa foi espetacular, com a presença de mais de uma centena de pessoas, além dos quarente e três escritores de vinte e três cidades diferentes de onze estados brasileiros, fora representantes de Angola, França, Suécia e Suiça, conforme o escritor José Alberto Souza, no seu blog “Poeta das Águas Doces”.

Além da antologia do Varal do Brasil, vários autores trouxeram obra de suas lavras. Jacqueline lançou seu novíssimo “Sentimentos Confiscados” e este cronista que vos fala fez o pré-lançamento de seu novo livro de contos “Histórias de Natal”, que foi lançado também na feira do livro de Mafra e terá lançamento, ainda, no Festival Cultural de Campos Novos e na Feira Catarinense do Livro em Florianópolis.

A reunião de tantos escritores de tantas regiões do Brasil e até de fora do país, em Florianópolis, constituiu-se na grande festa da literatura brasileira. E não só uma integração de escritores, mas a integração do Varal do Brasil com o Grupo Literário A ILHA.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário