COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



segunda-feira, 25 de março de 2013

O NOVO ROMANCE DE MEIRA


    Por Luiz Carlos Amorim – Escritor – Http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br

Marcos Meira, escritor catarinense que começou sua carreira produzindo poesia, enveredou por novo gênero e foi muito bem sucedido. Seu primeiro romance, “Gurita”, deu-lhe o prêmio Revelação Literária, conferido pela Academia Catarinense de Letras.

Pois no ano seguinte, em 2012, ele publica seu segundo romance, “Desenho a Giz”. Um detalhe que chama a atenção, entre outras coisas, na obra de Marcos é o amor pela sua terra, pelo bairro onde vive, em São José: Barreiros. Seu primeiro romance tem como cenário o bairro de Barreiros e boa parte do segundo também. O escritor eterniza nuances do bairro tanto atuais como de um tempo anterior, registrando sua gente, seus costumes, sua geografia e sua história.

Mas “Desenho a Giz” é um romance de escritor maduro, escrito com elegância e sobriedade. A história do protagonista, que viveu grande parte de sua vida em Barreiros e, depois de ficar algum tempo fora, volta para resolver algumas pendências, é dinâmica e interessante. Uma busca no presente que envolve o passado.

Meira é um ótimo contador de história, com domínio pleno da língua portuguesa e com criatividade e imaginação a serviço da boa literatura. Personagens muito ricos, cenários ecléticos e verdadeiros, uma história que pode identificar-se com muitos dos leitores.

Um comentário:

  1. Salve, Amorim!

    Passeando pelo teu blog, deparei com a tua crônica sobre o meu livro, "Desenho a Giz". Além de ficar feliz, de coração, pelas tuas palavras, peço-te desculpas (mil desculpas) por ter deixado passar tanto tempo para descobrir tuas carinhosas palavras. És, realmente, um grande defensor das palavras e da literatura catarinense. Parabéns!

    ResponderExcluir