COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



sábado, 26 de janeiro de 2013

A CIDADE DA MÚSICA

 


 

Por Luiz Carlos Amorim – Escritor – Http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br

A sexta na cidade da música, Jaraguá do Sul, foi excelente. Às sete, no Momento Springmann, a música de Villa Lobos, mais uma vez, encantou a todos. Dessa vez foi o “Canto do Cisne Negro. O outro número da edição foi o grande Mozart, com “Quinteto para piano, oboé, clarineta, fagote e trompa”. Foi soberbo.

Logo depois, nos Grandes Concertos, mais uma ótima seleção: “Abertura As Hebridas”, de Mendelssohn e a Sinfonia n. 5 em Dó Sustenido menor”, de Mahler. A peça de Mendelssohn, embora curta, é de uma beleza infinita. A sinfonia de Mahler, uma obra de fôlego, de mais de uma hora de duração, espetacular. Quero aproveitar e externar a minha gratidão e admiração pelos músicas daquela orquestra formada por músicos que vieram de todo o Brasil e de outros países mostrar a sua música aqui em Jaraguá, para nós, que amamos o som divino do erudito. Eles tocaram quase uma hora e meia, estavam cansados, mas suas performance foi excepcional.

Um espetáculo à parte foi o Concertos para Famílias do sábado, ou “Zoológico Musical”, um espetáculo para se levar as crianças, pois na meia hora antes do concerto, os músicos ficam com seus instrumentos na plateia, para que os pequenos possam perguntar e mesmo tocar. É muito interessante e a criançada corresponde, participa, se encanta.

Espetacular mesmo foi o concerto que veio a seguir, com os estudantes e professores do Femusc, que intepretaram As Travessuras de Till Eulenspiegel, de Strauss, Sonhos de uma noite de Verão, de Mendelssohn e outras peças famosas, como Marcha Nupcial. Mas não era só o prazer de ouvir a boa música. O maestro argentino, Norberto Garcia, veio reger a orquestra caracterizado de astronauta e ele, alguns outros personagens e as músicas iam contando uma história, com muito humor, que encantou crianças e adultos.

Uma manhã memorável, no exato sentido da palavra. No próximo sábado teremos a continuação do Zoológico musical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário