COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



terça-feira, 2 de outubro de 2012

UMA SECRETARIA DE CULTURA PARA SC


Por Luiz Carlos Amorim – Escritor – Http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br

Foi aprovado, pelo Senado, no mês de setembro, o Sistema Nacional de Cultura. Sua função é integrar a União, os Estados e municípios em torno do fortalecimento da cultura brasileira, garantindo-lhe certa estabilidade, coisa que ela nunca teve, até então. Para isso, define um conjunto de metas a serem alcançadas, cria uma rede de indicadores culturais, além de traçar estratégias e prazos.

O mais importante da nova PEC – proposta de emenda constitucional - é que, para fazer parte do Sistema, cada Estado e cada município precisarão ter uma área governamental voltada à cultura. E mais: cidades e estados não irão apenas aderir a um plano pactuado nacionalmente. Ficam obrigados a definir suas próprias estratégias, o que significa ter uma política cultura real e atuante.

Digo que isso é mais importante, porque talvez agora o governo de Santa Catarina atenda os insistentes pedidos dos produtores de arte e cultura catarinense no sentido de criar uma Secretaria exclusivamente para a Cultura, ao invés de continuar com uma secretaria que engloba turismo, esporte e cultura. Engloba ou embola, pois a cultura consta aí apenas como enfeite. A cultura está relegada a último plano em nosso Estado.

Então penso que agora, com o Sistema Nacional de Cultura, que exige uma área específica para o assunto, finalmente uma Secretaria de Estado da Cultura seja criada e comece a funcionar, para finalmente termos a valorização e preservação de nossos valores culturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário