COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



segunda-feira, 8 de outubro de 2012

NOSSAS CRIANÇAS

Por Luiz Carlos Amorim – Escritor - http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br/



Hoje, um dia qualquer na Semana da Criança, estava eu fotografando minhas palmas no meu jardim/horta - que estamos na primavera e minhas flores estão lindas e coloridas – e minha cadela Pituxa, a nossa Xuxu, estava junto comigo. Aliás, ela sempre está atrás de mim, ou de minha mulher ou de minha filha. Lembrei que minhas filhas já estão adultas e, apesar de Xuxu estar com dezessete anos, ela é a nossa bebê. Ela é uma pinscher mestiça – tem as pernas não tão compridas como as de um pinscher puro e as orelhas talvez sejam mais alertas, um pouquinho maiores, sei lá.

Está velhinha, muito velhinha e mesmo assim é a criança da casa. Seus dentes estão caindo, já não pode comer nada sólido, não ouve quase nada e está enxergando muito pouco – tem catarata nos olhos. Esta madrugada, ao ouvir barulhos como se houvesse alguém dentro de casa, percebemos que é Xuxu andando no escuro. Ela vai fazer xixi no banheiro ou tomar água e como está quase tudo escuro, bate nas coisas, na parede. Decidimos que vamos deixar a luz do corredor acesa.

Xuxu é a criança que não temos mais e precisa de muitos cuidados. Não pode comer qualquer coisa, pois seu fígado não está muito forte, volta e meia precisa tomar remédio.

Quando sua barriguinha começa a fazer barulho, temos que dar remédio, pois ela fica um, dois dias sem comer nada.

Como eu disse lá em cima, ela anda atrás de mim para que eu deite no sofá e ela possa deitar nas minhas costelas e dormir. Ou espera que pelo menos eu ou outro membro da família sente no sofá para que ela se aninhe encostadinha na gente e possa dormir um pouquinho.

Não temos nenhum presente para ela, nesse Dia da Criança, mas deveríamos. Pelo contrário, como a barriguinha dela não estava boa, tive que segurá-la para dar-lhe remédio em plena madrugada. Apesar dos seus dezoito anos, nossa menina velhinha é muito forte e não é fácil imobiliza-la para administrar-lhe qualquer medicamento, coisa que ela detesta.

Então as cores da primavera e o Dia da Criança me dão conta de que minha filharada está debandando, não compro mais brinquedos para elas neste dia, só dá para desejar-lhes uma feliz vida, mandar um beijo. Apesar de adultas, elas continuam sendo as nossas meninas, mas estão seguindo o seu caminho. Fernanda, a fisioterapeuta casou e está morando longe, com o marido. Daniela, a bailarina, foi estudar em Portugal, está fazendo um mestrado na área de dança. E a criança que ficou foi Xuxu. Às vezes fica muito doentinha, como na madrugada de passada, quando não dormiu, pois ficou a noite inteira tentando fazer um ninho em uma manta, choramingando, muito estressada. Mas já está bem.

Então, feliz dia da Criança para você, Xuxu, feliz primavera e obrigado por ser a nossa criança. Feliz Dia da Criança para todos os filhos do mundo, independente da idade que tenha. Feliz Dia da Criança para as minhas meninas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário