COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



domingo, 5 de agosto de 2012

OLIMPÍADAS, MENSALÃO, FUNK...

Por Luiz Carlos Amorim – Escritor – Http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br


Eu não ia tocar nesses assuntos, mas hoje não dá pra segurar. É muita coisa junta. Tá todo mundo acompanhando a Olimpíada? Pois então. O Brasil perde uma competição atrás da outra. O primeiro dia em Londres foi uma beleza, uma medalha de ouro, uma de prata e uma de bronze. Mas já estamos caminhando para o final do evento e as medalhas custam cada vez mais a aparecer. Apareceram mais algumas de bronze – e não estou desdenhando, pois elas também são importantes – mas as chances de ouro e prata vão se desfazendo uma após a outra. Vamos ver se as coisas melhoram durante a semana. Deus queira.

Não culpo os atletas, não, eles são uns heróis, mesmo aqueles que não ganharam nenhuma medalha. O poder público devia apoiar mais essa gente dedicada, esforçada, para que pudessem representar melhor o país. Não adianta a dona Dilma viajar para Londres para posar ao lado dos atletas, isso não dá a eles a perspectiva de competir em condições de igualdade com os concorrentes de países que dão infraestrutura para que aqueles que vão representar os seus nomes treinem dignamente.

Outra coisa que vi, mas não sei até que ponto foi acertado, foi a Dança dos Famosos. Sim, eu vejo a Dança dos Famosos, quando tem, porque é a única coisa que dá pra ver no domingo, na TV aberta. Deixei a Olimpíada de lado, um pouco, cansei de ver o Brasil perder tanto, e fui ver um pouco de dança, da qual gosto muito. Hoje o ritmo escolhido foi funk. Todos acharam o máximo, trazer o funk, uma dança com um certo estigma, para a televisão, num programa que adentra a casa de quase todas as pessoas por este país. Quando disse “um certo estigma”, acho que todo mundo entendeu: as letras das músicas, muitas delas, são de um mau gosto tremendo. A dança é muito “sexy” ou “erótica”, como diriam alguns. Mas o que pode não ter pegado bem foi obrigar atores e atrizes famosos a dançar o funk. Deu pra perceber, assistindo o programa, que pelo menos uma das atrizes, uma das famosas do programa ficou com vergonha de ter que dançar aquilo.

Talvez seja preconceito de minha parte, mas não sei até que ponto popularizar ainda mais esse tipo de música e de dança pode ser bom. Vamos ver o que a opinião pública vai dizer.

E pra terminar, todos vocês, caros leitores, perceberam que o tão decantado e esperado julgamento do Mensalão foi programado para acontecer exatamente depois de começadas as Olimpíadas, quando não se fala e não se vê outra coisa. Coincidência, não?

Um comentário:

  1. A minha primeira de muitas leituras no blog, com certeza. Belo texto. Parabéns!

    ResponderExcluir