COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



sábado, 7 de julho de 2012

VER O MUNDO POR OUTROS OLHOS

Por Luiz Carlos Amorim – Escritor – http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br/


Vi, hoje, que um dos temas de debate na FLIP – Festa Literária Internacional de Parati, era “a experiência de ver o mundo através dos olhos de outra pessoa”. Sei que esse tema já foi abordado em filmes, em livros, e não sei de que ponto de visto o tema foi discutido em Parati.

Mas pensando sobre o assunto, a primeira coisa que me veio à mente, a mais simples de todas, é que a literatura nos possibilita ver o mundo através dos olhos do escritor. O autor de um romance, de um conto, de uma crônica, de uma novela, de um poema nos mostra o mundo, a sua cosmovisão, através do seu texto. É o ângulo de visão do escritor sobre determinado tempo, determinado espaço, determinadas vidas.

Então, quando lemos um romance ou qualquer outra peça literária, quando assistimos um filme ou uma peça de teatro, estamos vendo o mundo que os autores daquelas peças viram, da maneira como eles o idealizaram. No caso do teatro e do filme, essa visão é compartilhada com a visão do diretor, também.

Quando lemos uma obra literária, a nossa recriação do texto pode não exatamente aquilo que o escritor viu quando escreveu, mas é a visão do escritor que nos guia. Podemos não concordar com a visão de mundo do autor da obra que estivermos lendo, mas respeitamos e até podemos aceitar, na maioria das vezes essa maneira diferente da nossa de ver o mundo.

Penso que a literatura é uma experiência muito interessante de podermos ver o mundo através dos olhos de outra pessoa.

Um comentário:

  1. Li e só posso concordar consigo. Foi um prazer ver o mundo através dos SEUS olhos :D

    ResponderExcluir