COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



terça-feira, 10 de julho de 2012

COLETA DE LIXO

Por Luiz Carlos Amorim – Escritor – http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br/ 


Não entendo muito a coleta de lixo em São José. O lixo doméstico, normal, vinha sendo recolhido normalmente, até alguns meses atrás. Um belo dia coloquei lá na frente sacos de rejunte com o material impróprio para uso e os lixeiros não levaram, ainda que eu os tenha embalado em outros sacos. Os cinco sacos ficaram na frente de casa por semanas, até que eu acabei usando um pouco numa massa de cimento para a entrada da calçada e o resto misturei com outros lixos e acabaram levando.

Minha cunhada teve que mandar cortar um pedaço do muro para colocar a caixa padrão do relógio da Casan. Como o lixo que resultou era coisa pouca, não há como alugar uma caçamba para levar dois saquinhos de lixo, ela embalou tudo e deixou junto com o resto do lixo. Os lixeiros não levaram. Os dois sacos ficaram embaixo do depósito de lixo da casa dela por semanas. Um ela desfez e dividiu em outros sacos e eles levaram. O outro ainda está lá.

Que raio de coleta de lixo é essa, que leva um pouco e o resto fica? Parece que se o saco de lixo está pesado, eles não pegam. Se não estivesse embalado, se estivesse espalhado pelo chão, eu concordo, não deve pegar mesmo. Mas se está dentro de saco plástico resistente, fechado, não há porque levar. Nós pagamos a coleta de lixo e pagamos bem.

Outro lixo problemático é o reciclável. Antigamente, o carro do lixo reciclável passava às quintas, dia em que o carro de coleta do lixo normal não passa. Além disso, o carro tocava uma música que o caracterizava, então a gente sabia quando estava passando e mesmo que tivéssemos esquecido do lixo reciclável, a gente corria e dava tempo. Agora ele passa às sextas, dia em que passa também o lixo normal e tudo se complica. Como as pessoas que só voltam muito tarde para casa colocam o lixo de manhã, quando saem, quando a coleta de lixo reciclável passa, os lixeiros não fazem distinção de um e de outro e levam tudo. Quer dizer: levam lixo reciclável e lixo doméstico, orgânico, junto. Aí chega nas usinas de reciclagem material que não era para ter ido para lá e dificulta o trabalho dos recicladores. Estão de prova as reportagem que já foram feitas na televisão alertando para o caso.

E há ainda a coleta de lixo pesado, que depois de ligar algumas vezes para o setor competente da prefeitura municipal, descobrimos que precisamos ligar para eles e agendar a vinda do caminhão para pegar, quando tivermos algo para ser levado, como móveis velhos, geladeiras, fogões, etc. Acontece que tínhamos aqui sofás, ar condicionado e armário para serem levados e ligamos agendando duas ou três vezes. Ninguém apareceu. O ar condicionado ainda está aqui, vamos colocar lá na frente no verão, alguém pode se interessar e levar, que ele ainda funciona. Os sofás a gente deu, porque ainda estavam bons. E o armário desmontamos e queimamos.

Donde se conclui que, apesar de pagarmos, não temos um serviço de lixo que funcione plenamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário