COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



quinta-feira, 31 de maio de 2012

BIBLIOTECA PÚBLICA DE SC: 158 ANOS

Por Luiz Carlos Amorim – Escritor – http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br/


A Biblioteca Pública de Santa Catarina, uma das mais antigas do Brasil, completou 158 anos de fundação no dia 31 de maio. Com um acervo formado por mais de 115 mil volumes e publicações dos séculos 17, 18 , 19 e 20, a Biblioteca Pública foi criada em 1854 e inaugrada em janeiro de 1855.

A festa, que deveria ter acontecido no di 31 de maio, foi transferida para junho. Mas a biblioteca não tem muito o que comemorar. Ou os seus usuários, melhor dizendo. A começar pelo empenho do Estado em mantê-la.

O escritor Amilcar Neves, em crônica no DC, esta semana, denuncia o descaso para com a Biblioteca Pública do Estado: ele revela que o ex-governador Luiz Henrique da Silveira, hoje senador da República, questionava o fato de a bilbioteca de Joinville ser municipal e a de Florianópolis ter que ser estadual. Ele deve ter “esquecido” que Florianópolis tem a sua Biblioteca Municipal Prof. Barreiros Filho, localizada no Estreito. O fato é que, conforme o cronista, sustou a liberação de recursos para manutenção do acervo, durante o seu governo. Então, apesar do empenho de acabar com a biblioteca, ela continua com suas portas abertas.

Esperemos que o novo governador que aí está não faça o mesmo, embora tenha sido muito pródigo em dizer “não” à cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário