COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



quinta-feira, 12 de abril de 2012

SAÚDE EM SANTA CATARINA

Por Luiz Carlos Amorim – Escritor – http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br/ 


O SC Saúde, novo plano de saúde dos servidores estaduais em Santa Catarina virou piada. A verdade é que este plano, que substituiu a Unimed, dizia, antes de entrar em funcionamento, há dois meses e pouco, que tudo estava certo, organizado: médicos, clínicas e hospitais contratados, prontos para atender.

O que temos visto não é nada disso: jornais e emissoras de televisão de Florianópolis tem mostrado as provas das irregularidades no SC Saúde, diversas delas que deixam a maioria dos servidores sem assistência médica. Médicos sem registro na especialidade que a SC Saúde lista em seu site, médicos com a indicação que estão atendendo pelo plano mas nem sequer se inscreveram ou já pediram para serem retirados da lista, médicos listados duas ou três vezes na lista, o que dá um total considerável de credenciados, mas que não espelha nem de longe a realidade. E o usuário do plano fica sem médico, pois o médico que tinha no plano anterior não é mais credenciado e há especialidades nas quais o SC Saúde não tem nenhum médico aqui na capital, por exemplo.

É uma bagunça generalizada que vem sendo denunciada desde antes do plano entrar em funcionamento, mas parece que o governo não está muito preocupado com isso. O Secretário da Administração de SC foi entrevistado hoje sobre o que estava acontecendo e, apesar de mostradas as irregularidades, apesar de provadas as falhas do plano, aquele senhor insiste em afirmar, como sempre, que não há irregularidades no plano. Que ainda estão “organizando”, que o plano só tem setenta e poucos dias, etc.

Acontece que os problemas vem sendo denunciados desde o final do ano passado e, ademais, a organização deveria ter sido feito antes do plano entrar em funcionamento. Será que o ilustre secretário acha que todo mundo é idiota? Ele acha que ninguém está vendo as falhas, que o usuário que está sentindo na pele o drama de não encontrar médicos para ser atendido não está indignado com o descaso do governo com a saúde do seu servidor?

Atenção, senhor governador: será que não está na hora de trocar o secretário de administração, se é ele quem comanda o SC Saúde? Já faz quase meio ano que esta novela se arrasta, está na hora de tomarem providências.

Um comentário:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir