COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



quarta-feira, 11 de abril de 2012

O LIXO PESADO

Por Luiz Carlos Amorim – Escritor – http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br/


Em uma matéria sobre coleta de lixo seletivo, no Jornal do Almoço, foi levantado o fato de que todos somos responsáveis pelo lixo que produzimos. E acho que isso deve ser lembrado, porque há quem pegue seu lixo não doméstico e jogue em qualquer lugar.

Há, também, o outro lado, o fato de que pagamos, e bem, para que nosso lixo seja coletado. Em Florianópolis, a Comcap faz duas coletas, a de lixo comum e de lixo seletivo. Desde o início de abril, está fazendo uma terceira coleta, de lixo pesado, aquele que as duas outras coletas não levam: eletrodomésticos velhos, como geladeira, fogão, etc., e móveis, por exemplo, para os quais não havia destino. Por isso acabavam sendo desovados em terrenos baldios.

A proposta inicial é passar em cada bairro uma vez por ano, já que são 76 bairros e o caminhão para fazer o serviço parece ser apenas um. Mas conforme vimos no site da prefeitura, se houver quantidade de lixo maior, deve-se entrar em contato para pedir o recolhimento.

Em São José, as coletas normais são feitas da mesma maneira, mas para lixo pesado é um pouco diferente. Conforme o setor responsável na prefeitura, a coleta de lixo pesado passa uma vez por semana nos bairros, mas como os bairros são grandes e eles não passam em todas as ruas, há um roteiro que os usuários não conhecem, a princípio. O morador pode ligar para lá e pedir que eles passem. Eles agendam e passam para pegar. Aqui em casa não vieram hoje, apesar de agendado, porque o tempo estava ruim.

De qualquer maneira, o fato de podermos pedir que o caminhão do lixo pesado passe quando temos coisas grandes para serem levadas é muito bom. Esperemos que funcione.

O que a prefeitura de São José deveria fiscalizar – e a de Floripa também – é o descarte de lixo como escombros, pneus, etc., que são deixados em vários locais e não só em terrenos baldios, como beiradas de rua, calçadas, lugares movimentados e perto de comércios, às vezes. Acho engraçado que o lixo é descarregado e ninguém questiona, não ligam para a polícia ou para a prefeitura para denunciar. Devemos coibir esse tipo de desrespeito, porque enfeia as nossas cidades.

Um comentário:

  1. Boa tarde!Onde consigo o telefone para pedir para eles recolherem moveis, aqui em Florianópolis? não achei no site da comcap!obrigada!

    ResponderExcluir