COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



quarta-feira, 25 de abril de 2012

O BRASILEIRO E O HÁBITO DA LEITURA

Por Luiz Carlos Amorim – Escritor – http://luizcarlosamorim.blogspot.com/


Muito pouco se faz, no Brasil, para que o hábito da leitura seja assimilado pelos leitores em formação, para que se possa dizer, mais adiante, que o brasileiro está lendo mais. Na contramão disso, o resultado da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil acaba de sair e constata que do ano de 2007 até a atualidade, o índice de leitura dos brasileiros caiu de 4,7 livros por pessoa para quatro títulos. O número de leitores saiu de 95 milhões e meio, há cinco anos, para 88 milhões no ano passado. E olhe que a população cresceu, nesse período.

A principal causa disso é a falência da educação brasileira, relegada ao esquecimento pelos detentores do poder. E a medida para melhorar esse estado de coisas é justamente melhorar o ensino público, estruturá-lo, dar-lhe atenção e a importância que ela realmente tem, capacitar os professores e pagá-los dignamente. O Estado precisa priorizar a educação e não desconstruí-la, como vem fazendo. E isso precisa ser feito logo. Ou será tarde demais.


(Participação desse escriba no debate sobre a questão "Quais medidas os governos devem adotar para incentivar o hábito da leitura no Brasil?", levantada pelo jornal O POVO, de Fortaleza")


Nenhum comentário:

Postar um comentário