COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

VIDA LONGA AOS PREMIOS CIDADE DE MANAUS

Por Luiz Carlos Amorim – Escritor - http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br/

Há um concurso literário no Amazonas, chamado Prêmios Cidade de Manaus, que é, provavelmente, o maior do país. Os prêmios são atribuídos às seguintes categorias, no âmbito nacional: melhor romance ou novela; melhor livro de contos; melhor livro de poesia; melhor livro de crônicas; melhor texto teatral para adultos; melhor texto de teatro infantil; melhor livro de ensaio socioeconômico; melhor ensaio sobre tradições populares (folclore); melhor ensaio histórico; melhor ensaio sobre literatura (Letras); melhor ensaio sobre cinema; melhor livro de memória; melhor texto de jornalismo literário; melhor livro de Literatura Infantil. Há também prêmios para vencedores estaduais. Os prêmios, no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) são conferidos a cada uma das categorias acima citadas, ficando, ainda, as obras premiadas inscritas no programa editorial do Conselho Municipal de Cultura para publicação, até a concessão da premiação subsequente.

Em 2009, houve inscrição, mas não houve apuração do resultado. Em 2010 não houve edição do concurso, mas em 2011 ele voltou, em sua quarta edição.

Pois fiquei sabendo, de fonte de dentro da organização, que o edital para a edição 2012 ainda não saiu, porque a Prefeitura de Manaus está pretendendo que os Prêmios Cidade de Manaus passe a se somente regional, isto é: seria aberto apenas para escritores do Amazonas.

Esperamos que isso não aconteça, pois o maior concurso literário do país não pode acabar assim. Que o bom senso prevaleça e que os organizadores percebam que o seu Estado está dando um exemplo de valorização da cultura mantendo o âmbito nacional do seu concurso. Muitos talentos literários vieram à tona graças aos Prêmios Cidade de Manaus, apenas nas quatro edições do concurso até agora. Não é hora de acabar com alguma coisa que dá reconhecimento a bons escritores, é hora de incrementar e crescer, isto sim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário