COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



sábado, 18 de fevereiro de 2012

UM VARAL LITERÁRIO PARA O MUNDO

Por Luiz Carlos Amorim – Escritor - http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br/

Quando recebi o convite da escritora e amiga Jacqueline Aisenman, catarinense de Laguna radicada em Genebra, para fazer o prefácio da segunda antologia Varal do Brasil, fiquei preocupado com a responsabilidade de tal tarefa. Mas em recebendo os originais que compõe a nova antologia, vi que meus receios eram infundados. A seleção de textos dos escritores que estão presentes em Varal da Poesia II são de tão boa qualidade, que me sinto muito à vontade para apreciar esta obra belíssima.

Até na apresentação do conteúdo do livro a organizadora foi original: nada de ordem alfabética, nada de biografias dos autores pendurados nos textos literários. A antologia foi dividida em capítulos e nos apresenta primeiramente os textos e em outro capítulo estão as informações sobre cada escritor que está presente nela. Uma disposição objetiva e agradável.

A obra é composta de poemas, crônicas, contos, alguns textos até mesclando um gênero com outro, abordando os mais variados temas: família, saudade, solidão, natureza, cidades, lugares, viagens, mulheres, o ato de escrever, de poetar, até o sexo está presente nesta obra. Mas adivinhem o assunto abordado por maior número de escritores e poetas?

Sim, claro, o amor. Como não poderia deixar de ser. O amor fraterno, o amor filial, o amor a Deus, o amor entre duas pessoas, todas as formas de conjugar o verbo amar. As mais diversas formas de amor em todas as maneiras possíveis de sentí-lo, de escrevê-lo, de registrá-lo, de provocar a sua recriação.

A sensibilidade, a criatividade, o lirismo, o uso da palavra para levar a emoção do autor até o leitor, transborda esse livro de sentimento e de vida. E a vida é assim mesmo e a literatura imita a vida. A verdade é que este livro reúne pedaços de vida de escritores talentosos que transformam a ficção em vida e transformam a vida em literatura, perpetuando nossos costumes e sensações dentro do tempo e do espaço.

Esse time de escritores presentes em Varal da Poesia II – alguns já estavam na primeira antologia – a julgar pela amostra que dão aqui neste volume, prometem muito para o futuro e alguns deles poderão ser os grandes nomes das nossas letras de amanhã. A coleção Varal da Poesia é um novo e atual painel da literatura brasileira, pois reúne autores de todo o país.

Vale a pena conhecer a lavra destes escritores brasileiros - e portugueses também - que se reúnem em Varal do Brasil II, pois essa é a nova safra de escritores do nosso tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário