COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

ESTÁ VALENDO A FICHA LIMPA

Por Luiz Carlos Amorim – Escritor - http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br/


E a Lei da Ficha Limpa finalmente foi julgada constitucional pelo STJ. Como se ela não o fosse, desde o início. Mas a novela ainda não acabou. Além de ter sido protelada por demais, irresponsavelmente, a votação do STJ não coloca um ponto final e definitivo nesse episódio vergonhoso da justiça brasileira, que ainda fica com esclarecimentos pendentes. A Lei vale para as eleições deste ano, mas a OAB diz que cada caso será um caso e será analisado individualmente, devido à redação de certos trechos da mesma.

Há, por exemplo, a situação em que o candidato foi condenado antes da validade da lei. Não deveria haver dúvidas, mas há. E vai dar pano pra manga, infelizmente. Pra qualquer pessoa honesta, qualquer delito é delito, qualquer crime é crime, não depende de validade de lei para ser considerado ou não, para ter importância ou não. Se o político tem ficha suja, não interessa se ele foi condenado antes ou depois da lei. Ficha suja é ficha suja, e candidato que tem ficha suja não serve para ser eleito, não serve para representar o povo, senão vai dar no que está aí: uma epidemia de “representantes do povo” corruptos e impunes.

Para os “políticos”, principalmente os fichas sujas, qualquer brecha é motivo pra tentarem burlar a lei. Então, infelizmente, continuaremos a conviver com liminares de juízes validando inscrição e/ou eleição de fichas sujas, como tivemos o desprazer de ver até aqui. Deferidas, talvez, pelos juízes que votaram contra a constitucionalidade da lei da Ficha Limpa, por exemplo.

É inaceitável votarmos em candidatos desonestos, por falta de gente que queira realmente trabalhar pelo povo. A grande maioria quer se eleger para ficar rico, pois sem roubar já ganham fortunas: grandes salários, vantagens para isso e para mais aquilo, ajuda de custo aqui, outra ali, etc., etc. E além de tudo que ganham - nenhum outro trabalhador honesto ganha tantas vantagens - ainda roubam. Nem todos? Esperemos que sim.

Quando é que vamos ter uma renovação no poder público? Será que agora, que a lei finalmente foi julgada constitucional, coisa que já deveria ter acontecido há muito tempo, as coisas mudarão? A justiça brasileira também anda bastante infectada de fichas sujas, pelo menos é o que tem deixado transparecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário