COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



domingo, 29 de janeiro de 2012

SABADO DE BOA MÚSICA

Por Luiz Carlos Amorim – Escritor - Http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br



O Festival de Música de Santa Catarina esteve soberbo neste final de semana. O dia musical, em Jaraguá do Sul, começou com a primeira edição dos Concertos para Famílias, no Grande Teatro do Scar, as 10 horas. Falo do Zoológico Musical, que antes do concerto, faz demonstração dos instrumentos para as crianças. E para os adultos também, por que não?

Quando chegamos ao teatro, com meus sobrinhos de 5 a 10 anos, os músicos que iam tocar na orquestra logo mais estavam espalhados por toda a platéia e também no palco, tocando cada um seus instrumentos, explicando o que fosse perguntado sobre eles, deixando as crianças pegarem cada instrumento para tentar tocar. Destaco a atenção, o carinho, a dedicação dos músicos em apresentar seus instrumentos para as crianças, em colocar os instrumentos nas mãos das crianças e em ajuda-las a tirar som deles.

O concerto, a seguir, foi memorável. O maestro surgiu no palco para reger a osquestra vestido de branco e prateado e tocou a música tema de “2001 – Uma odisséia no espaço”, de Richard Strauss, “Also Sprach Zarathustra”. Fabuloso. Depois, começou a tocar “Os Planetas”, de Gustav Holst. Já no primeiro movimento, apareceu uma personagem estranha no palco e aí começou uma história que permeava a execução da magnífica peça. O maestro e alguns músicos mostraram não só aptidão plena para música, mas também para interpretação teatral, pois deram um show e mantiveram as crianças atentas a tudo que acontecia, durante mais de uma hora de espetáculo.

Um espetáculo que encantou crianças e adultos.

À tarde, também no Grande Teatro, houve a primeira edição dos Concertos de Sábado, com mais orquestras e grupos. Números antológicos, para se aplaudir de pé, como aconteceu.

As 18 horas, mais uma edição de Piano Masters, no Pequeno Teatro do Scar. Eu, particularmente, não gosto de piano, infelizmente, então não fui. Mas sei que a frequenica nesse horário tem sido ótima durante toda a semana.

E à noite, a minha última edição dos Grandes Concertos, que também esteve excelente, com mais orquestras, executando Beethoven e Korsakov.

O Festival continua até o dia 4, mas eu não posso ficar, para aproveitar tanta música. Que os moradores de Jaraguá e região, de todo o norte do Estado aproveitem o privilégio de ter ao alcance do ouvido tanta música de tão boa qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário