COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



quinta-feira, 27 de outubro de 2011

POSSE NA ACL

Por Luiz Carlos Amorim – Escritor – http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br/


Acabo de chegar da Academia Catarinense de Letras, onde estive para a posse do novo acadêmico Oldemar Olsen Jr. Fui poucas vezes à ACL, gostava de ir lá fora de eventos, para encontrar o presidente Lauro Junkes, quando a sede era no CIC – Centro Integrado de Cultura.

Estive, também, na posse da Urda. Alguns acadêmicos eu já conhecia, como o Pinheiro Neto, o Flávio José Cardozo, o professor Celestino Sachet, Francisco José Pereira, Artêmio Zanon, Urda Alice Klueger, Iaponan Soares e o próprio Olsen. E tive o prazer de conhecer outros, como o grande Júlio de Queiroz, também Mário Pereira, Jair Francisco Hamms e outros. Foi muito bom voltar àquela casa.

Mas a posse do Olsen, foi muito interessante, primeiro porque o apresentador do novo imortal dissecou a vida dele desde antes de ele nascer. Segundo, pelo próprio discurso de posse dele. A irreverência, o bom humor, a liberdade de expressão estiveram presentes a partir do momento que ele deixou pra traz os itens protocolares. O discurso propriamente dito deve ter levado uns vinte minutos, mas não vi ninguém que não estivesse atento, o tempo todo, naquilo que ele estava dizendo. Um discurso eclético, falando dele mesmo e de como ele se situa na literatura e como a literatura se situa no nosso meio. Falando, portanto, de tudo um pouco. E bem.

Valeu a pena. Parabéns, Olsen, parabéns Academia Catarinense de Letras. Olsen é arrojado, irreverente, sem papas na língua. Amilcar, que acaba de ser eleito mas não tomou posse ainda, também é um pouco assim. A ACL nunca mais será a mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário