COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



segunda-feira, 27 de junho de 2011

PREMIOS LITERÁRIOS DE MANAUS

Por Luiz Carlos Amorim – Escritor – http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br/


Nos dia 3 e 10 de outubro de 2009, publiquei, aqui no blog, crônicas sobre os Prêmios Literários Cidade de Manaus. É que o resultado do referido concurso, cujo edital de lançamento foi publicado no Diário Oficial da Cidade de Manaus, previa que o resultado seria publicado, naquele mesmo jornal, no dia primeiro de outubro de 2009. Mas o resultado não saiu, nada foi publicado a respeito e, apesar de meus vários telefonemas à prefeitura de Manaus, ninguém me deu nenhuma informação.

Eis que fico sabendo, ontem, que aquele concurso de 2009 foi invalidado e o prefeito de Manaus, através do decreto 881, de 17 de maio de 2011, lança novo edital para a edição 2011 do mesmo. O concurso é o mesmo, na verdade é a reedição daquele de 2009.

Os prêmios serão atribuídos às seguintes categorias, no âmbito nacional: melhor romance ou novela; melhor livro de contos; melhor livro de poesia; melhor livro de crônicas; melhor texto teatral para adultos; melhor texto de teatro infantil; melhor livro de ensaio socioeconômico; melhor ensaio sobre tradições populares (folclore); melhor ensaio histórico; melhor ensaio sobre literatura (Letras); melhor ensaio sobre cinema; melhor livro de memória; melhor texto de jornalismo literário; melhor livro de Literatura Infantil.Os prêmios, no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) seriam conferidos a cada uma das categorias acima citadas, ficando, ainda, as obras premiadas inscritas no programa editorial do Conselho Municipal de Cultura para publicação, até a concessão da premiação subsequente. As inscrições ficaram abertas até o dia 20 de junho de 2011, mas foram prorrogadas para até 20 de julho de 2011 e o regulamento anuncia que o resultado será publicado no dia 10 de outubro de 2011 no Diário Oficial de Manaus.

Esperemos que desta vez o concurso tenha um resultado. Até 2008 o concurso funcionou muito bem, era um dos maiores certames literários do país. Em 2009, infelizmente, os escritores que responderam ao chamamento do edital, que enviaram suas obras para concorrer, ficaram a ver navios, porque até o endereço de remessa dos originais mudou no meio do prazo para inscrição e no final tudo deu em nada.

Em tempo: há, também, prêmios regionais, para quem mora há mais de cinco anos em Manaus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário