COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



quinta-feira, 23 de junho de 2011

LITERANOITE EM SÃO JOSÉ

Por Luiz Carlos Amorim – Escritor – http://luizcarlosamorim.blogspot.com/


A Fundação Municipal de Cultura de São José instituiu e apresenta o seu primeiro LITERANOITE, no dia 29 de junho, as 19 horas, no Teatro Adolpho Melo, no Centro Histórico de São José. É um projeto novo da cultura oficial de São José, cujo objetivo é difundir a ideia de leitura de literatura no município de São José; promover a presença dos escritores de literatura catarinense no Município; e estimular o exercício dialógico entre literatura, leitura, cultura, escritores, publicações, editoras, alunos e público participante.

Na primeira edição do projeto, a escritora convidada é a romancista e cronista de Blumenau, Urda Alice Klueger, com quase vinte livros publicados, alguns chegando perto da décima edição. Urda é, com certeza, uma das escritoras da terra que mais vendeu livros nas últimas duas ou três décadas.

Importante a parceria da Fundação Cultural com a Universidade Municipal de São José e Academia Josefense de Letras, na criação deste espaço para propiciar a aproximação escritor/leitor. O Estado não está fazendo o seu trabalho neste sentido, então os municípios, pelo menos alguns deles, estão sanando a lacuna.

O evento literário terá uma edição mensal e é um exemplo para outras cidades que queiram seguir o exemplo. O desenvolvimento do Literanoite será da seguinte maneira, segundo os organizadores: O autor convidado abre a noite, falando da sua obra e da sua vida; depois um outro escritor convidado falará sobre a obra do autor convidado; em seguida, será feita uma releitura de textos do autor convidado, com dramatização de textos, declamação, etc.; por fim, será aberto debate do autor com os espectadores.

Um projeto literário e cultural como este sempre é bem vindo. Sucesso.

Um comentário:

  1. Boa noite, velho amigo de letras. Muito me alegra vê-lo em plena atividade literária. Cito-o como exemplos em nossas reuniões literárias aqui em Cubatão, SP. O Varal Literário e os Poetas da Praça são, sempre que necessário, lembrados por mim. Temos, aqui, um programa de Rodas de Leituras, que acontecem uma vez por mes, e estamos abordando autores nacionais, este ano. Lendo teu artigo acima, fiquei bastante interessado no esquema de montagem do programa. Gostaria que me enviasse mais informações, para que eu pudesse seguir tua escola e aplicá-lo aqui, terra de muitos escritores e poetas. Estou me tornando teu seguidor, e convido-o a seguir-me no meu blog totilafortesletras.blogspot.com.
    Abraços literários do amigo

    ResponderExcluir