COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



sexta-feira, 24 de junho de 2011

A CULTURA OFICIAL DE SANTA CATARINA E O MINC

Por Luiz Carlos Amorim – Escritor – http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br/


Venho lendo há alguns dias nos jornais a notícia de que a Representação Regional Sul do Ministério da Cultura convidava para o evento “Encontros com o Ministério da Cultura – SE”, evento que contaria com a presença do Secretário Executivo do Ministério da Cultura, Vitor Ortiz. O evento era aberto à participação dos diversos segmentos da sociedade – artistas, produtores e gestores, coletivos e grupos do setor cultural, veículos de comunicação e universidades.

O objetivo do encontro era refletir sobre caminhos para as políticas públicas na área cultural. (Bem que estamos precisando que se reflita, e muito, sobre cultura, aqui no Estado. E que se faça alguma coisa a respeito.)

O encontro do MINC com a cadeia produtiva da cultura em Santa Catarina aconteceu hoje à tarde, as 15h30min. Infelizmente eu tinha um compromisso inadiável naquele horário e não pude comparecer. Então, à noite, comecei a procurar na internet para ver se encontrava alguma notícia que informasse como foi o evento, mas já é quase meia noite e não encontrei nada. Nem mesmo nos sites dos jornais, que atualizam as notícias a toda hora.

É muito revelador – ou é só confirmação? – a importância que se dá à cultura em nossa Santa e bela Catarina. O Minc veio ao Estado para tratar de cultura e nem a mídia está interessada no que foi tratado lá. Sintomático. Numa capital onde a cultura não tem o apoio nem do Estado nem do município, deveríamos estar mais atentos ao que está acontecendo, ao que precisa ser feito.

Sinto-me culpado por não ter podido comparecer e, assim, não poder repassar o que aconteceu por lá. Mea culpa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário