COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



terça-feira, 21 de junho de 2011

CHEGOU O INVERNO

Por Luiz Carlos Amorim – http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br/  


Hoje o inverno chegou. Com cara de inverno: dia nebuloso, começou com chuva e frio, teve até um momento de sol tímido, mas continuou cinza pela tarde e anoiteceu com um ventinho gelado, como quem diz: “não parecia tão frio para um dia de inverno, mas agora estou aqui”.

Foi um primeiro dia de inverno bem típico da estação, dia pra se fazer bolinho de chuva, chocolate quente, uma sopa caprichada, pão de queijo com café bem quente, até um quentão ia bem.

Um caldo de tainha, então... Por falar em tainha, a safra deste ano começou ruim, não se pescou quase nada nas primeiras semanas, mas nesta última, tivemos a redenção: segunda a mídia, quase setenta toneladas só neste último final de semana. Não é uma beleza?

Amanhã vou ao mercado, mesmo que chova e faça frio, para comprar tainhas, camarão e ovas para fazer algumas recheadas e guardar no freezer e do resto fazer cambira – tainha escalada, salgada e seca no sol. Se não fizer sol, guardo elas já salgadas na geladeira, até que tenhamos tempo bom de novo. E, claro, reservo uma ou duas para fritar e fazer um caldo, que é tudo de bom, também.

Inverno é assim, aqui no litoral de Santa Catarina: frio com tainha. Se não der tainha, é inverno pela metade. Abençoada terra, abençoado mar, abençoada natureza, que tão maltratada por nós, a despeito de nosso desrespeito para com ela, nos presenteia com o que ela tem de melhor. Não é à toa que ela é chamada de Mãe Natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário