COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



segunda-feira, 18 de abril de 2011

REUNIÃO DE ESCRITORES

Por Luiz Carlos Amorim – Escritor – http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br/


Joinville tentou reunir, no último sábado, dia 16, na Biblioteca Municipal, todos os “literatos” da cidade, como mencionou o jornal A Notícia, para formar a Confraria dos Escritores. A ideia é ótima, pois depois do Grupo Literário A ILHA, que atuou nos anos 80 e 90 na cidade, como a única entidade que dava assistência, orientação e guarida aos escritores da região, apenas um grupo existiu e mesmo assim atuou por poucos anos.

Dos 64 convidados, poucos compareceram, conforme a matéria da Notícia de hoje, e dentre eles vários são integrantes do Grupo Literário A ILHA, que foram prestigiar a boa nova que pode dar apoio aos autores joinvillenses: Else Sant´Anna Brum, Célia Biscaia Veiga, Rosângela Borges. Eu não pude comparecer, por compromissos aqui, mas fui bem representado.

A matéria da notícia menciona o último grupo que atuou em Joinville, mas infelizmente não fez menção às atividades do Grupo Literário A ILHA, que desenvolveu atividades durante quase vinte anos na cidade, no sentido de reunir os escritores da cidade e divulgar a literatura, popularizando a poesia, levando-a à praça, às festas, às casas de eventos culturais como Museu de Arte, Museu de Sambaqui, Casa da Cultura e outras.

O Varal da Poesia, o Recital de Poemas, a revista Suplemento Lilterário A ILHA – que existe e está completando 31 anos de circulação -, os lançamentos de livros, encontros de escritores, etc., são algumas das atividades que integravam os escritores à cultura da cidade, evidenciando o importante papel deles como formadores de opinião e cultores da palavra.

Esperemos que a nova Confraria venha a fazer um trabalho que supra a lacuna que ficou com a tranferência do Grupo A ILHA para Florianópolis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário