COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

DANÇA E LITERATURA

Por Luiz Carlos Amorim – Escritor – Http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br

Dança é tudo de bom, faz bem para o corpo, para a alma, para o coração. Já disse isso outras vezes e constato que, além de ter tudo a ver com a música, a dança também anda lado a lado com a literatura. Quando fazíamos o Varal da Poesia – que depois transformou-se em Projeto Poesia no Shopping - e o Recital de Poemas, em Joinville, nossa participação no Festival de Dança era tradicional: fazíamos seleções de poemas sobre bailarinos e suas performances e íamos para a praça, ao pé de um palco e lá ficávamos durante toda a duração do evento. Além de colocarmos edições do Projeto Poesia na Rua em vários locais da cidade, com poema sobre dança.
Mas o que me levou a escrever essa crônica, hoje, foi a edição deste mês do jornal Ateliê News, da Academia Ataliê da Dança, da qual sou aluno. Fazemos aulas de dança de salão, dança gaúcha e tango, além de outros ritmos que tem cursos de duração definida. O jornal traz uma crônica minha, extraída aqui do blog, e quero agradecer ao Ricardo e à Renata, por abrir esse espaço para divulgar a obra da gente. A crônica é “O Verão, o tempo e nós” e nela nem falo de dança, mas eles gostaram e publicaram e fico lisonjeado com a deferência.
Eu já tinha, a pedido deles, escrito um texto para o espetáculo “Pedras Preciosas”, de final de ano. É muito bom ver que pessoas como os dirigentes da Academia Ateliê da Dança promovam a integração de artes como a dança e a literatura, que parecem tão distantes, mas na verdade são bastante afins.
Dança é vida. Literatura é o registro da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário