COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



segunda-feira, 25 de outubro de 2010

QUINTANA NO TEATRO

Por Luiz Carlos Amorim – Escritor – Http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br

Anteontem falei das obras selecionadas para os vestibulares, que são adaptadas para o teatro e levadas ao palco, para que os estudantes conheçam e tenham incentivo e motivação para a leitura integral dos livros.
Pois hoje vou falar de outra adaptação para teatro, desta vez uma peça baseada num livro infantil de Quintana, o grande poeta Quintana, que também escreveu lindamente para crianças. A Téspis Cia de Teatro de Itajaí pegou o livro “Lili Inventa o Mundo”, do poeta passarinho e construiu um espetáculo para crianças de todas as idades: “Lili Reinventa Quintana”.
Não é uma idéia genial? Não assisti ainda o espetáculo, mas dá coceira a vontade de ver, e não vou deixar passar a oportunidade quando ele for apresentado aqui na capital. Porque acho que virá para cá, já que o grupo está excursionando com o belíssimo trabalho. Estiveram semana passada em Joinville e provavelmente estarão em outras cidades catarinenses.
“O espetáculo insere as crianças no universo mágico da literatura e apresenta a elas o grande poeta brasileiro, Mario Quintana.” O trabalho foi premiado com o Edital Funarte/Petrobras de Fomento ao Teatro. Um dos principais objetivos da companhia teatral é a investigação do trabalho do ator como centro do processo criativo e a pesquisa no campo da animação de bonecos e objetos, mesclando estas linguagens na cena.
O resultado não poderia ser melhor: Quintana de presente para leitores em formação.
“Lili reinventa Quintana” tem um belíssimo cenário, colorido e encantador, pelos objetos de cena, na iluminação e em dois pôsteres laterais que desenham o rosto do poeta com palavras.
É uma peça que precisa ser vista, pois divulga a obra de Quintana e é uma homenagem ao poeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário