COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



segunda-feira, 4 de outubro de 2010

AS PESQUISAS E A INEFICIÊNCIA DO STF

Por Luiz Carlos Amorim – Escritor – http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br

E a demora do Supremo Tribunal Federal em decidir se a Ficha Limpa vale para esta eleição ainda está em suspenso. Alguns “fichas sujas” (sujíssimas) conseguiram se manter candidatos e até se eleger. A sociedade está esperando que o STF siga os passos do Tribunal Superior Eleitoral, que fez a sua parte e decidiu que a lei da Ficha Limpa valeria nestas eleições. Eles tem que votar e validar ou não a lei de uma vez, para acabar com esta bagunça. Como já disse antes, não dá pra confiar mais nem no trabalho da justiça.
Outra coisa que não dá pra confiar, e não é de hoje, são as pesquisas eleitorais. Tivemos a prova, mais uma vez, nesta eleição. Dilma e Lula estavam certos que sairiam vitoriosos já no primeiro turno, pelas pesquisas que apontavam a candidata do presidente como eleita de cara. Não foi isso que aconteceu.
As últimas pesquisas davam quatorze por cento para Marina. Ela conseguiu vinte por cento. Também não se cogitava, pelas pesquisas, que o governador catarinense fosse eleito já no primeiro turno. E assim por diante.
Nunca confiei nessas pesquisas, até porque nunca fui consultado, nunca respondi a nenhuma delas e não conheço ninguém que tenha sido entrevistado.

2 comentários:

  1. Luiz, muito lúcido o que escreveu. Não dá pra confiar em justiça e muito menos em pesquisa eleitoral. E o que dizer, aqui em São Paulo, das pesquisas pro Senado, que indicavam o Netinho como vencedor?
    Esses dias, no dia da votação do ficha-limpa no STF, me deu uma revolta, postei sobre isso.
    Supremo Tribunal Fiasco. Inclusive, agradeço ao seu comentário por lá nesta data.
    E fico revoltada cada dia que penso a respeito. Parece que não temos mais segurança com coisa nenhuma! As instituições tinham que servir para nos dar seguranças mínimas. Tinham que, minimamente, fazer o trabalho que se espera delas.
    Mas não... E aí?

    Beijo

    Carla

    ResponderExcluir
  2. Fico revoltado como você, Carla. Mas a gente é que precisa começar a mudar, com o nosso voto, por exemplo. O resultado da eleição, que deu segundo turno por causa da votação expressiva de Marina, já é um aviso da sociedade.
    Abraço do Amorim

    ResponderExcluir