COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



quinta-feira, 30 de setembro de 2010

PAPEL DE PLÁSTICO EM EVIDÊNCIA

Por Luiz Carlos Amorim – Escritor – Http://luizcarlosamorim.blogspot.com

Muito se tem falado sobre o papel de plástico, nos últimos dias: revistas, jornais, televisão. Não há como não voltar ao assunto. A nova tecnologia, nacional, é excelente alternativa para o meio ambiente, uma vez utiliza um dos lixos que levam mais tempo para se decompor na natureza, o plástico. Sem contar que a produção desse papel, a partir do plástico reciclado, evita que sejam cortadas milhares de árvores, que continuando na natureza, melhorarão o ar que respiramos.
Atualmente, são produzidas 40 toneladas de papel de plástico, pela empresa Vitopel, de Votorantim, no estado de São Paulo. Daqui a um ano, eles pretendem estar produzindo cinco vez mais do que isso, pois a aceitação do produto está sendo melhor do que o esperado.
E não é para menos: apesar de custar um pouco mais que o papel couchê, o papel de plástico é melhor do que ele, não rasga, é impermeável – lavável, portanto - e precisa de vinte por cento menos tinta para ser impresso. E o preço, como já dissemos, tende a diminuir, à medida que a demanda aumenta.
Já existem, por exemplo, escolas municipais e técnicas imprimindo seus livros didáticos com o papel de plástico. A durabilidade dos livros de plástico é maior, o que faz com que possam ser usados por mais tempo pelos estudantes.
As editoras estão testando e analisando as qualidades do novo papel de plástico e logo logo teremos no mercado livros literários impressos no produto.
A revolução na maneira de como o livro será apresentado ao leitor, daqui por diante, que passa pelo livro eletrônico, em ascensão atualmente, passa a contar agora, também, com a novidade do papel de plástico, que torna a obra impressa ainda mais durável.
Esta nova tecnologia vem confirmar a expectativa de que o livro impresso não acabará tão cedo, que não concorrerá com o e-book para sobreviver, como querem alguns, mas conviverá com ele pacificamente.

Um comentário:

  1. Luiz, que bacana, adorei a ideia do papel de plástico. Unindo o excesso de um material (plástico) à possível e futura escassez de outro (papel). Super verde.
    Obrigada por partilhar informações conosco!

    Beijo

    Carla

    ResponderExcluir