COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



sexta-feira, 27 de agosto de 2010

O MEMORIAL CRUZ E SOUSA

Por Luiz Carlos Amorim – Escritor - Http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br

O leitor talvez se lembre de que já falei aqui do Memorial Cruz e Sousa, que foi prometido para o aniversário do poeta em 2008, mas que só foi inaugurado depois do aniversário de 2010. Revelamos que, na verdade, os restos mortais do maior poeta catarinense, trazidos de Minas para o Rio em trem de carga e finalmente vindos para Santa Catarina em 2007, iriam de novo para a senzala, que o local onde foi construído o Memorial é justamente o lugar onde ficava a senzala do casarão que hoje é o Palácio Cruz e Sousa.
Pois a coisa continua. Um importante escritor da terra foi até o Memorial para avaliar a possibilidade de realizar ali atividades culturais, literários, já que quando da inauguração, divulgou-se que ali, além de ser o jazigo de Cruz e Sousa, e por isso mesmo, abria-se um novo espaço para acolher eventos artísticos e culturais.
Grande decepção. O espaço é pequeno e desguarnecido de qualquer móvel para acolher um evento, como cadeiras, mesas, etc.
Eu fui lá, não porque não acreditei no amigo, mas para poder testemunhar o fato para os leitores. Como sempre, o governo de Santa Catarina promete, mas não cumpre, ou cumpre pela metade. Promete espaço onde se poderia realizar lançamentos de livros, sessões de autógrafos, homenagens ao poeta, como saraus, exposições, mostras, mas não dá condições para isso.
Esperemos que nós, eleitores, coloquemos no poder um governador que melhore esse estado de coisas.

2 comentários:

  1. Tomara consigamos realmente a consciência popular para somarmos e impedirmos a entrada do círculo vicioso ainda em nosso país. Abraços e obrigada por seu carinho, sempre.

    ResponderExcluir
  2. Estive hoje com minha filha de 10 anos no Palácio Cruz e Sousa e fiquei decepcionada. Realmente, o lugar a que chamam de Memorial está triste, solitário e, ao mesmo tempo, inadequado. Isso mesmo, inadequado. Certa vez, me falaram que fariam um memorial em forma de pirâmide de vidro com poesias inscritas, guardando os restos mortais do nobre poeta.
    Compartilho aqui a minha tristeza e vergonha.

    ResponderExcluir