COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



terça-feira, 24 de agosto de 2010

O CENSO 2010

Por Luiz Carlos Amorim – Escritor – http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br/

Hoje a recenseadora do IBGE esteve na minha casa, para respondermos ao questionário do Censo 2010. Convidamo-la a entrar e ela anotou as informações. Achei muito pouco o que ela perguntou e disse a ela.
Então soube que há um questionário simplificado, mais rápido, que leva cerca de oito minutos para ser feito, e há um outro, mais completo, que leva em torno de meia hora, pela quantidade de informações a ser colhida, aplicado aleatoriamente. Só que não são os recenseadores que escolhem quem vai responder o questionário completo, é a maquininha, o palm-top que eles usam para o trabalho que, a certa altura, decide que naquela casa, naquela família, as informações serão mais abrangentes.
Eu estava querendo falar sobre o senso há algum tempo e essa foi a oportunidade que faltava. O IBGE garante, no seu site, que “Serão visitados todos os domicílios do país e qualquer morador capaz de fornecer as respostas às perguntas do questionário pode responder ao recenseador por todos os demais moradores daquele domicílio.
Mas na verdade isso será impossível, no prazo de 3 meses estipulado, pois o número de recenseadores está diminuindo cada vez mais, por desistência, uma vez que foi prometido renda de até R 7.000,00 por mês, o que é impossível, face ao número de entrevistas que deve ser feito para chegar ao valor. Também pelo início do censo, que atrasou, pois no dia primeiro de agosto não estavam disponíveis todos os computadores de mão para os recenseadores saíram a campo. Atrasou mais de uma semana. E também o fato de haver brasileiros morando em lugares ermos, distantes de tudo, além das pessoas que não estão em casa o dia inteiro e as quais os recenseadores não terão acesso.
Outro detalhe é a promessa que o IBGE faz, no seu site, e em propagandas na televisão e em outras mídias: “A opção pelo preenchimento do questionário pela Internet poderá ser solicitada no momento da visita do recenseador ao seu domicílio. Nesse caso, o recenseador lhe entregará uma carta lacrada, que contém as instruções para acessar o questionário num site específico, incluindo um código de acesso, que é único para cada domicílio, e as senhas de segurança.” Isso está sendo divulgado aos quatro ventos, mas a verdade é que o recenseador não tem a tal carta com a senha para entregar. Comprovei isso hoje e perguntei a outras pessoas que já receberam a visita, e nenhum dos recenseadores tinha o material.
Então, na prática, a resposta ao censo pela internet não existe, já que a senha para acesso ao questionário não pode ser entregue pelo recenseador, que fica em má situação, perante a população, sem ter culpa no cartório.Esperemos que o resultado disso tudo seja um senso o mais perto da realidade possível. O que é meio difícil, pelo questionário meia-boca que está sendo usado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário