COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



quarta-feira, 25 de agosto de 2010

LIVROS PARA LER DE GRAÇA

Por Luiz Carlos Amorim – Escritor - Http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br

Ontem foi lançado, em Florianópolis, o Projeto Floripa Letrada, que colocará à disposição dos usuários do transporte coletivo, no terminais do Centro, de Canasvieiras e Rio Tavares, livros e revistas para serem lidos por quem espera o seu ônibus ou mesmo em viagem.
Pois é, segundo as secretarias de Educação e de Transportes, o projeto já começa com 2500 unidades de livros e revistas e esse número tende a aumentar, pois aceita-se doações. A comunidade pode doar obras dos gêneros romance, conto, poesia, ficção, auto-ajuda, crônica, aventura e biográfico. As revistas podem ser as de cultura, ciência, música e variedade.
Numa época em que cada vez mais se faz tudo para incentivar o acesso ao livro e o hábito da leitura, é muito bem-vinda essa iniciativa. Os livros e revistas estarão disponíveis, inicialmente, em bancas nos três terminais, mas podem estar em todos eles, se a aceitação for boa.
E o benefício não será apenas para o leitor, pois os novos autores da terra poderão ter seus livros no projeto e, assim, terão suas obras conhecidas.
O projeto prevê, ainda, a promoção de saraus com poetas da grande Florianópolis, contação de histórias e capacitação de professores e educadores para a difusão da declamação e da oralização da literatura.
O que não foi esclarecido foi a origem do acervo já existente, o que não tira o valor da empreitada. Mas é interessante saber de onde vieram os livros e revistas que já estão no projeto, se foram doados ou comprados pelas secretarias. Vou procurar saber e volto ao assunto.
O importante é que o leitor tem mais um lugar onde conseguir livros e, importante, gratuitamente. E os escritores da terra têm um vitrine para colocar a sua obra e chegar até o leitor.

2 comentários:

  1. Amorim gosto de visitar este seu espaço porque sempre há um retrato novinho do que está acontecendo. E sempre é algo que tem importância,
    uma vez que, geralmente ligado com o mundo dos livros. Você traz a nós leitores assuntos que não se acham em outros canais.Este projeto mencionado é importante e o diferencial é que você faz questionamentos, não se limitando a uma clicada imparcial do fato. Gostei muito! Abraço. Fatima/Laguna

    ResponderExcluir
  2. Que bom que você disse isso, Fátima. A intenção é essa, não quero apenas repassar noticias. É muito bom ter leitores como você.
    Grande abraço do Amorim

    ResponderExcluir