COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



terça-feira, 17 de agosto de 2010

LIVROS E LEITURA

Por Luiz Carlos Amorim – Escritor - Http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br

Sempre defendi que a convivência com livros desde a mais tenra idade faz com que as crianças adquiram o gosto pela leitura. Já escrevi sobre isso uma ou duas vezes e atraí a ira de uma escritora e uma pedagoga, que não concordaram com a afirmação. Acontece que eu comprovei o fato, pois minhas filhas e alguns sobrinhos viveram, desde bebês, em casas com livros em estantes, em cima da mesa, no criado mudo, na mesinha da sala, em todos os lugares da casa e nas mãos das pessoas. As crianças sempre estiveram vendo o livro circular pela casa, sempre lhes foram mostrados livros com formas e cores, depois com texto e os textos eram lidos para eles.
Então essas crianças manusearam livros desde muito cedo e cresceram com a curiosidade de poder tirar tantas coisas interessantes de dentro deles, tantas histórias, tantas fantasias, e tanta descoberta, que aprenderam a ler mais cedo. Porque não é só a curiosidade que o livro desenvolve, é também a imaginação e a criatividade. E eles acabam querendo eles mesmos abrir aquele baú de conhecimentos, querem eles mesmos saber ler, querem também saber escrever para transformar em livros as histórias que eles mesmos primeiro desenham e depois contam pra gente.
E não é que, no último domingo, leio no Correio Braziliense que “estudos comprovam quanto mais cedo for desenvolvido com as crianças o hábito de acompanhar a leitura, maiores serão as possibilidades de ela ser bem-sucedida nos estudos”?
Pois é, uma reportagem de página inteira confirmando tudo o que eu havia dito há alguns anos e mais alguma coisa. Fiquei feliz de saber que uma constatação tão simples, mas que havia causado polêmica, na época, é um fato comprovado.
Crianças que vivem no seio de famílias que gostam de ler, crianças que veem o livro fazendo parte do seu dia a dia normalmente, desde que nascem, fatalmente vão gostar de ler. É só mostrar a elas, mesmo quando ainda são muito pequenas, tudo o que pode conter aquele objeto tão misterioso e tão mágico que é o livro. Portanto, é bom ver que a responsabilidade de incutir o gosto pela leitura em nossos leitores em formação não é só da escola, ela começa bem antes, dentro da nossa casa.
Uma criança que cresce com livros na mão mesmo antes de saber ler, é com certeza um adulto que terá o bom e edificante hábito da leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário