COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



segunda-feira, 9 de agosto de 2010

LIVRO ELETRÔNICO X LEITOR ELETRÔNICO

Por Luiz Carlos Amorim – Escritor – Http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br

Comprei hoje a revista Literatura, da Editora Escala, já no número 31. Muito boa, com matérias sobre o centenário de Raquel de Queirós, sobre Fernando Pessoa, reportagem alentada sobre Saramago, contos e muito mais.
E duas matérias sobre livros eletrônicos. Uma delas, de Juliana Cunha, muito boa e detalhada, com o título de “Leitor digital: para quem gosta de livro, não de tecnologia”, infelizmente misturou e-book com leitor digital. Tudo bem que eles têm que ser misturados, mas na matéria a articulista só usa o termo correto no título, pois sempre que ela deveria dizer e-reeder ou leitor digital, ela escreveu e-book. Ora, e-book é o livro eletrônico, é um arquivo de texto, é um software. E-reader, ou leitor eletrônico é o hardware, o aparelho que vai ler o e-book.
Como eu disse, a matéria é boa, mas ficou meio feio trocar alhos por bugalhos. Será que ninguém fez uma revisão? Aqui no blog eu escrevo besteira, às vezes, mas sou eu mesmo que faço a revisão, às vezes às pressas. Em uma revista como Literatura, há revisor, há chefe de redação, etc.
De qualquer maneira, foi bom ver que a revista resiste, pois é o tipo da publicação que não é muito procurada. Infelizmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário