COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



quinta-feira, 5 de agosto de 2010

LEIA, BRASIL!

Por Luiz Carlos Amorim – Escritor – Http://luizcarlosamorim.blogspot.com

Acabo de ler a crônica de Ezequiel Theodoro da Silva, no Correio Lageano, na qual deixa claro a sua indignação pelo fim dos trabalhos da ONG Leia Brasil. E eu sou solidário com a indignação dele, fico muito triste, pois como ele, vivo lutando para conseguirmos novas maneiras de incentivar o gosto pela leitura.
O LEIA BRASIL foi criado por Jason Prado, com o objetivo de incentivar a leitura entre crianças, jovens e adultos da rede pública de ensino, emprestando livros de literatura aos seus alunos. Cada uma de suas Bibliotecas Volantes transportava cerca de 15 mil livros de literatura para empréstimo gratuito aos alunos e professores das escolas conveniadas. Mas só isso não era o bastante. As bibliotecas do Leia Brasil transportavam atividades paralelas como oficinas de teatro, visitas de autores, vídeos e acervos sobre diversos temas, com o objetivo de enriquecer o dia a dia das visitas, estimular e desenvolver o interesse de alunos, pais e mestres pela leitura, pela literatura e pela cultura. E mais, o Leia Brasil tinha convênio com museus e outras instituições de ensino e pesquisa e mantinha no ar um portal de cultura e literatura.
E tudo isso cessou. Essas fantásticas bibliotecas ambulantes que itineravam pelas escolas não mais chegarão a lugar nenhum, para brindar os estudantes com fantasia, conhecimento e cultura.
É realmente uma grande perda. Numa época em que procuramos divulgar e incentivar cada nova iniciativa criativa em prol da disseminação da leitura, quando mais do que nunca precisamos do trabalho como o que o Leia Brasil fazia, essa luz no fim do túnel se apaga.
Ao invés de se abrirem novos pontos de distribuição de livros, um trabalho tão importante nesse sentido se apaga. O Brasil está precisando que os seus dirigentes, os “políticos” que o governam se lembrem da educação e comecem a dar alguma atenção para ela. Porque nosso país está lendo cada vez menos e um país que não incentiva a leitura e a educação será um país mais ignorante e pobre.
Temos que nos lembrar disso quando formos votar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário