COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



sexta-feira, 9 de julho de 2010

O LIVRO DE CORUPÁ

Por Luiz Carlos Amorim – Escritor – Http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br

Já falei aqui do livro sobre a História de Corupá, que está sendo escrita por um jovem conterrâneo. Ele havia me enviado um capítulo e eu fiquei entusiasmado com a amostra, ainda que gostasse da ideia de um livro que reunisse um pouco da história e muito da atualidade com todos os dados possíveis sobre as belezas naturais do Vale das Águas.
O fato é que recebi mais alguns capítulos de uma versão ainda não definitiva do livro, e o trabalho de pesquisa para levantar a origem da nossa Corupá está ficando muito interessante. Não sei qual a bibliografia usada na pesquisa, que é detalhada, tomando para si ares de um romance histórico.
Não posso revelar muito do que li, para não entregar o livro de mão beijada ao leitor antes que ele fique pronto, mas vocês sabiam que Corupá (Hansa Humbold, na época), ficava no caminho pré-colombiano que ligava os Andes ao Oceano Atlântico? Corupá faz parte da história do nosso continente, tendo se originado no chamado Caminho de Peabiru, que seguia o rio Itapocu na nossa região, usado pelos espanhóis, depois alemães e outros, colonizadores da nossa Santa e bela Catarina.
No início havia índios onde hoje é Corupá e a convivência com o homem branco foi conflituosa, tanto que eles desapareceram, já que eram caçados como animais. Essa é a parte menos cativante da história.
Dos capítulos recebidos, além da passagem dos exploradores pela cidade e da chegada dos colonizadores, há muita informação sobre o início da estrada de ferro, sobre os primeiros dias de Hansa Humbold, o primeiro nome da cidade e as primeiras indústrias, com passagem pela agricultura.
O livro está tomando forma e pode vir a ser uma importante obra de referência sobre a origem dessa cidade encantadora incrustada no pé da Serra do Mar, que é a nossa Corupá.
Mas continuo defendendo que deve registrar também a vocação turística da cidade, incluir a pesquisa, também criteriosa, sobre todas as belezas naturais que nela existem..

Nenhum comentário:

Postar um comentário