COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



quinta-feira, 10 de junho de 2010

MANIFESTAÇÕES CONTRA A PCH CORUPÁ

Por Luiz Carlos Amorim – Escritor – Http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br

As crônicas a respeito da possível, mas indesejada construção da PCH – pequena central Hidrelétrica em Corupá, publicadas aqui no blog, tiveram algumas manifestações de leitores, que comentaram. Parece que ninguém é a favor, a não ser o prefeito de Corupá e os construtores da usina.
Senão, vejamos: “Corupá tem tudo para ser umas das principais cidades para ecoturismo em Santa Catarina. A população não imagina o potencial de Corupá para este setor. Se você for à Bonito - MS, verá que qualquer cachoeira, rio limpo, caverna, vira um ponto turístico. Agências de turismo tem preços tabelados, é organizado, e o povo de lá não quer outra coisa. Pois assim eles arrecadam o sustento da cidade, mantém a natureza preservada e tem contato com turistas do mundo todo.”, diz Glauco, de Jaraguá. É verdade, Glauco. E agora que estão reprisando a novela “Ana Raio e Zé Trovão”, no SBT, a administração pública de Corupá deveria aproveitar a deixa e incrementar a divulgação das belezas naturais da cidade, o que não foi feito quando a novela estava sendo gravada na cidade. Lá aparecem as cachoeiras, o seminário, cenário de um castelo, fixo por mais de um terço da novela, e as terras atrás do seminário, onde ficava o acampamento de ciganos. É mais um oportunidade de alavancar o turismo na cidade, pois novamente “Ana Raio...” está sendo mostrada no país todo e desta vez também por cabo e satélite.
Camila afirmou que “Graças a Deus temos gente que não é comprada por políticos, pois eu sou de Corupá e também sou contra o projeto. Iremos lutar e fazer de tudo para que o mesmo não seja aprovado.”
Alexandre Viebrantz também compareceu: “Sou Corupaense e moro em Joinville. Estou muito triste de não poder participar e defender nossa cachoeira, queria só que se alguém pudesse se lembrar de um artigo, n° 225 da constituição brasileira:Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações.Pena que disso eles se esquecem. Está previsto na constituição o nosso direito de defender e o da prefeitura acatar a vontade da população, mas nessa terra aonde o dinheiro impera, qualquer preço pode ser pago para o silêncio, aí tudo vale.Não entendo como uma Área de Preservação Permanente pode receber aval de entidades que deveriam proteger! Enfim cabe a nós mais uma vez tentar derrubar isso, porque o destino dessa área, desse cartão postal pode ser desastroso! É uma vergonha para a cidade, não cuidar de seus maiores tesouros, a natureza, suas cachoeiras, mas 10 milhões no PIB e 340mil anuais em impostos são mais chamativos! Alí a hipocrisia é levada a sério!”
Beatriz Dias Martins deixou o seguinte recado: “MOBILIZAÇÃO CONTRA PCH!“JUNTOS SOMOS MAIS FORTES”
“O homem sem saber o que destrói, como destrói e porque destrói,Está destruindo o que há de mais precioso... A VIDAEle finge não saber que por trás das inúmeras florestas que ele destrói, há vários animais querendo viver...Que no ar que ele polui, há muitas aves morrendo...Há muitas pessoas querendo respirar...Há muitos peixes querendo continuar com suas espécies...Tenho pena dos que irão nascer, pois nunca verão a figura de uma linda floresta, de um grande rio, de um ar puro …Para verem tudo isso talvez tenham que ir a um museu que tenham quadros, fotos, figuras que mostram o que era nosso mundo.Tenho pena deles, acima de tudo porque nunca verão um museu onde possam ser felizes”Será que restarão apenas fotos?
Grace Raquel disse: “Sou professora, nasci e moro em Corupá há bastante tempo. Sou totalmente contra construção de PCH aqui em Corupá. Sou a favor do progresso sem destruição.PCH não. "Se Deus criou, o homem não tem o direito de destruir".
Finalmente, Luan: “Não queremos saber se os poderosos estão a favor... Nós lutaremos até o fim! Vamos sim ser uma pedra no sapato deles! Eles não irão desistir tão fácil, porém NÓS apenas desistiremos se eles desistirem primeiro! A população ainda tem muito medo de se manifestar, mas aqueles que tiverem coragem e vontade de lutar por uma boa causa, juntem-se a nós! Sou CONTRA a PCH até o fim!!”

Um comentário:

  1. Isso aí PCH em Corupá não tem! Corupá tem energia o bastante para não precisar destruir o que de mais belo tem, quanto aos outros? Procurem outro lugar de preferência bem longe dos cidadãos corupaenses que não desistirão NUNCA!

    Cidadã Rita Valquiria David de Lima

    ResponderExcluir