COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



terça-feira, 29 de junho de 2010

LITERATURA E VAMPIROS

Por Luiz Carlos Amorim – Escritor – Http://luizcarlosamorim.blogspot.com

Está estreando, hoje, “Eclipse”, o terceiro livro da saga “Crepúsculo” que foi transformado em filme. A série vampiresca que foi magistralmente travestida de história de amor, pela escritora Stephenie Meyer, vem fazendo estrondoso sucesso tanto em livro como nas telas.
Mas isso se explica, pois já foi constatado que os escritores que abusaram da fantasia, da criatividade e da imaginação, aliados ao talento para contar histórias fantástico-maravilhosas, tem-se dado muito bem. Outro bom exemplo é “Harry Potter”, “O Senhor dos Anéis” e tantos outros que emergiram para o sucesso.
Ah, mas esses romances para adolescentes não têm, necessariamente, grande valor literário, isto é, pendem mais para a literatura comercial. Pode ser, mas o fato é que essas obras tem arrebatado milhares, milhões de leitores pelo mundo. E se essa literatura que explora a fantasia está atraindo leitores, está incentivando a leitura de jovens e adolescentes e até de adultos, não pode ser desconsiderada como instrumento valioso na criação do gosto pela leitura.
É essa literatura, mais do que os clássicos – e não estou aqui dizendo que eles não devem ser lidos, pelo contrário – que estão tornando a leitura mais popular, mais freqüente e mais apreciada, arrebanhando legiões de novos consumidores de livros. E essas criações fantasiosas e imaginativas, que incentivam o hábito da leitura junto aos leitores em formação e incrementa o gosto pela leitura naqueles já iniciados, é e será sempre bem-vinda, pois precisamos de fenômenos como esse que traz as pessoas para mais perto dos livros.
A saga até alavancou a venda de outro livro, um clássico da literatura universal, “O Morro dos Ventos Uivantes”.
Então, vamos ler, minha gente.

3 comentários:

  1. Realmente, os jovens estão lendo mais, cativados por coleções como a focalizada e outras. Parabéns pelo enfoque.
    Gabi

    ResponderExcluir
  2. Essa literatura contemporânea esta atraindo novos leitores, é verdade, e isso é importante, mas não devemos esquecer os clássicos.
    Osni

    ResponderExcluir
  3. Li o livro e já assisti "Eclipse". Está muito bom.
    Leo

    ResponderExcluir