COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



sexta-feira, 4 de junho de 2010

GRUPO LITERÁRIO A ILHA: 30 ANOS DE TRAJETÓRIA


Varal da Poesia nos anos 80 em Joinville


Por Luiz Carlos Amorim - Escritor - Http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br/
O Grupo Literário A ILHA comemora mais um aniversário, neste mês de junho de 2010. São trinta anos de atividades em prol da poesia e da literatura catarinense e brasileira, pois nosso campo de atuação não se restringe apenas ao nosso estado.
E comemorar todo esse tempo de trajetória é importante dividir o reconhecimento vindo de meios literários de todos os cantos e leitores de diversos pontos do país e também do exterior. Inúmeros escritores, de vários estados e de outros países, passaram pelas páginas do nosso suplemento literário e não só visitaram como também colaboraram, com seu trabalho, no portal Prosa, Poesia & Cia, mantido pelo grupo desde os anos 90 na Internet – http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br/ , levando para o mundo todo a literatura catarinense e brasileira. Sem eles, sem os escritores e os leitores, nosso trabalho não teria razão de ser e por isso agradecemos a todos o que construímos juntos até aqui.
E comemoramos estes trinta anos de caminhada com a publicação especial de aniversário do Suplemento Literário, que trouxe, na edição 113, de junho de 2010, vários e importantes escritores catarinenses contando a história do grupo A ILHA e de sua revista.
Estivemos comemorando, também, na Feira Catarinense do Livro, em Florianópolis, em maio, com o lançamento da edição especial de aniversário do Suplemento Literário A ILHA e também o lançamento da Coleção Letra Viva, entregando ao público três volumes de crônicas, de integrantes do grupo: Mary Bastian, Célia Biscaia Veiga e Jurandir. Outros volumes virão.

PEQUENA HISTÓRIA DA TRAJETÓRIA DO GRUPO LIT. A ILHA

Em junho de 1980 o jornal “A ILHA”, de São Francisco do Sul, publicava a primeira edição do seu Suplemento Literário. Devido ao recebimento de textos dos leitores – contos, poemas, crônicas – o jornal decidiu pelo suplemento, já que não havia espaço disponível. Nascia, assim, o Grupo Literário A ILHA.
O jornal acabou, mas o Suplemento Literário A ILHA existe até hoje, TRINTA ANOS depois, com o mesmo propósito de dar espaço aos escritores que queiram lutar pela popularização e valorização da literatura. O Grupo desenvolveu suas atividades em São Francisco por dois anos e em 1982 transferiu sua sede para Joinville, onde participou da vida cultural do norte e nordeste de Santa Catarina até fins de 1999. No ano de 2000, fincou raízes em Florianópolis, voltando a justificar o nome que havia adotado em outra ilha, São Francisco do Sul.

QUASE DUAS DÉCADAS DE ATIVIDADES EM JOINVILLE

Por quase vinte anos, “os poetas da praça” do Grupo Literário A ILHA participaram da vida cultural do norte catarinense, levando a poesia para a rua, para a praça, para a escola, para o shopping, para o banco, para os bares, para os palcos, para todos os lugares. Dizer que participaram talvez seja dizer pouco, pois eles se tornaram tradição e referência poéticas, eles eram parte e, às vezes, o todo da cultura de uma cidade como Joinville, onde tiveram sua sede por dezenove anos.
O grupo foi presença marcante na Feira de Arte de Joinville, parte intrínseca daquele evento, mês após mês, com o Varal da Poesia e o Recital de Poemas, além de levar estes mesmos trabalhos, com regularidade, também às feiras de arte de Jaraguá do Sul e São Bento do Sul, e com menor freqüência a outras cidades do estado.
O Varal da Poesia especial, com dezenas de poemas sobre dança e dançarinos, foi durante quase duas décadas, um evento paralelo integrado ao Festival de Dança de Joinville. Na praça e depois em out-doors, com o Projeto Poesia na Rua, o Grupo Literário A ILHA espalhava poesia pela cidade. Além do Varal da Poesia e do Recital, o grupo realizava outros projetos, como Sanfona Poética e Poesia Carimbada.
Outro evento tradicional do qual o Varal da Poesia já era parte integrante é a Festa das Flores de Joinville. Um varal especial, com cerca de meia centena de poemas sobre flores e sobre Joinville ocupava um stand na grande festa, por anos a fio, cantando a beleza e o perfume de todas as flores, sob o ponto de vista de vários poetas da praça.
A divulgação mais eficiente do trabalho do Grupo Literário A ILHA e a ligação da palavra poesia com o nome da cidade adveio da visitação do varal da poesia por visitantes de vários pontos do país, que vinham para o Festival de Dança e para a Festa das Flores. E a cidade passou a ser também a Cidade da Poesia.
Além disso, com o apoio de comunicadores do rádio, nos anos oitenta e noventa, os poetas do Grupo A ILHA colocaram a poesia no ar, em programas como Show das Dez e Fim de Noite. E mais, os poetas da praça levaram a poesia também aos jornais e à televisão, em colunas assinadas por integrantes do grupo e em programas no canal local, quando de encontros e lançamentos de livros, popularizando um gênero até então maldito, pois não vendia livros.
Hoje, infelizmente, os espaços para a poesia praticamente inexistem no rádio, na televisão e até nos jornais. Os poetas da praça, no entanto, continuam batalhando para manter alguns dos espaços que conquistaram, como a sua revista, o Suplemento Literário A ILHA, que como o grupo, completa trinta anos de existência ultrapassando a barreira das cem edições, como o Varal da Poesia, que evoluiu para o Projeto Poesia no Shopping, e lançando mão do espaço democrático que é a Internet, com um portal literário, PROSA, POESIA & CIA, em http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br/ e, ainda, a publicação de livros, através das Edições A ILHA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário