COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



quinta-feira, 17 de junho de 2010

CONSTRUTORES DE BIBLIOTECAS

Por Luiz Carlos Amorim – Http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br
Http://twitter.com/amorimluc

Há alguns dias atrás, recebi mensagem da minha amiga Tânia Melo, de Esteio, na grande Porto Alegre, perguntando se eu podia doar alguns livros para uma biblioteca que ela estava ajudando a montar.
Eu já fiz isso por aqui, é uma coisa muito prazerosa poder criar uma biblioteca para uma escola de interior, uma associação, um entidade beneficente, uma comunidade carente. E é claro que já mandei alguns títulos e estou reunindo mais para enviar. E quero passar adiante o e-mail da Tânia, para que se mais alguém puder contribuir, que entre em contato com ela para pegar o endereço para a remessa: tamelo@superig.com.br .
Fiz questão de divulgar essa iniciativa, porque leio mais uma matéria a respeito de pessoas comuns que tomam para si a tarefa de conseguir livros para oferecer uma biblioteca a sua comunidade e isso é um trabalho magnífico.
Falo de Dona Maria, que ocupou sua garagem, a garagem da sua casa, com livros, gibis, jogos e brinquedos e oferece aos moradores do seu bairro, Aventureiro, em Joinville. Ela batizou a biblioteca de Clube da Leitura e recolhe o que a comunidade tem para doar, além do próprio acervo que ela colocou à disposição de todos.
Não é fantástico? Ela não só doou o espaço, como está à disposição de crianças, principalmente, que vão lá estudar, ler, brincar, a qualquer hora. Mas os adultos também aderiram e levam livros para ler e para estudar.
Felizmente, há várias iniciativas como essas, que fazem a diferença, uma grande diferença para uma comunidade que não tem, muitas vezes, uma biblioteca escolar, uma biblioteca municipal, para uma pesquisa mais básica necessária aos estudos fundamentais.
São essas pessoas, abnegadas e dedicadas, que fazem a cultura chegar a qualquer comunidade, a qualquer pedacinho de Brasil, não dependendo da cultura oficial, que promete, ano após ano, que nenhuma escola deixará de ter a sua biblioteca, assim como nenhum município brasileiro também. Mas a promessa nunca se cumpre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário