COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



sábado, 29 de maio de 2010

OS TRINTA ANOS DO GRUPO LITERÁRIO A ILHA


Por Luiz Carlos Amorim - Escritor - http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br/


O Grupo Literário A ILHA e a sua revista, o Suplemento Literário A ILHA, completam, neste junho de 2010, 30(trinta) anos de atividades. Divulgando a literatura, dando espaço a escritores catarinenses e brasileiros e até estrangeiros, publicando a obra de todos eles em várias mídias, como a revista do grupo, o portal PROSA, POESIA & CIA., na internet, em http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br/, através da Editora A ILHA, publicando dezenas de livros solo e antologias de prosa e de poesia, através do Varal da Poesia, que transformou-se no Projeto Poesia no Shopping, da participação em feiras do livro e através de outros projetos como Poesia na Rua, Poesia Carimbada, O Som da Poesia, Pacote de Poesia e outros.
São trinta anos de trajetória, sempre adaptando-se às novos mídias, às novas tecnologias de informação para chegar até o leitor.
Para comemorar, o Grupo Literário A ILHA idealizou e estará lançando a coleção “Letra Viva”, composto de livros de crônicas de seus integrantes e a edição comemorativa da revista Suplemento Literário A ILHA, também circulando ininterruptamente por todos esses trinta anos.
Diferente da coleção Poesia Viva, que publicou poetas do Grupo Literário A ILHA que não tinham ainda livro solo publicado, a maioria deles – foram doze volumes – a coleção “Letra Viva” traz a lume os cronistas do grupo, que não são tão numerosos quanto os poetas, mas se destacam, escrevendo em jornais do Estado e pelo Brasil.
Nesta primeira remessa, o grupo publica três livros de crônicas: de Célia Biscaia Veiga, que foi cronista do AN Cidade, de Mary Bastian, cronista de A Notícia e de Jurandir Schmidt, que também escreve para jornais e revistas.
Crônica talvez não seja o gênero literário mais praticado, atualmente, pois perde para a poesia. Mas é o mais publicado, pois todo jornal tem seus cronistas diários. Então privilegiamos quem pratica esse gênero e entregamos os primeiros livros da coleção “Letra Viva”, na Feira Catarinense do Livro de 2010. O lançamento da coleção, do número 113 do Suplemento Literário A ILHA, edição comemorativa dos anos do Grupo A ILHA e do livro de crônicas deste cronista será neste sábado, as 15 horas, no estande dos Escritores da Ilha.
Novos volumes da coleção serão publicados, pois o Grupo Literário A ILHA continuará abrindo espaços para a literatura, para a poesia, para o escritor da terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário