COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



quinta-feira, 6 de maio de 2010

O AUMENTO DAS PASSAGENS DE ÔNIBUS NA CAPITAL

Por Luiz Carlos Amorim – Escritor – http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br

Leio no jornal a declaração do prefeito de Florianópolis, Dário Berger, vangloriando-se do fato de não haver greve no transporte urbano este ano: “Foi um trabalho silencioso, que a prefeitura articulou para evitar a greve”.
Ora, evitou a greve concedendo aumento às tarifas de ônibus, as mais caras do país, isso sem contar que Florianópolis é a única cidade brasileira que dá, de graça, às empresas de ônibus, verba no total de R$ 750.000,00 mensais, a título de subsídio. Isso, pelo menos, é o último valor que a imprensa divulgou, há meses.
Então essa é a grande negociação? Conceder o reajuste aos trabalhadores do transporte urbano aumentando as passagens, que já tinham um valor escorchante, e ainda ter lucro, pois o resultado da majoração não será totalmente repassado aos empregados das empresas?
Considerando-se que, recentemente, os horários de várias linhas foram reduzidos, aumentando a arrecadação para as empresas, pois diminuem funcionários e ônibus rodando – isso significa menos despesa transportando o mesmo número de passageiros - e em contrapartida, os ônibus ficam entupidos nos horários de pico, verdadeiras latas de sardinha, sem conforto nenhum, não vejo nenhum mérito na “vitória” das “negociações” da prefeitura.
Como sempre, o usuário é quem paga a conta toda. Aliás, vai pagar três vezes: já pagava duas, a passagem mais o “subsídio” que a prefeitura dá às empresas de ônibus, que na verdade são os suados impostos que desembolsamos e agora pagamos mais o reajuste dos salários dos empregados.
Desta vez preferiram não provocar a greve, como sempre fizeram, negando-se a dar o reajuste mínimo necessário de salário aos seus colaboradores, colocando o público usuário contra os trabalhadores, quando na verdade os culpados da greve eram os patrões, que não pagavam o que era devido. Foram direto para o aumento das tarifas, que é onde tudo sempre acaba.
Quando é que essa exploração vai acabar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário