COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



quinta-feira, 27 de maio de 2010

MAIS RESPEITO COM O MAR

Por Luiz Carlos Amorim – Escritor – Http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br

O mar está avançando, em alguns pontos da Ilha de Santa Catarina, destruindo praias e engolindo casas. As praias da Barra da Lagoa e da Armação já nem merecem mais este nome, porque estão virando barrancos, costões na beira do mar. As pessoas que moravam a dezenas de metros da praia, há alguns anos, agora estão abandonando suas casas, porque o mar está chegando, com ressacas, devorando o chão sob as construções, fazendo-as desmoronar.
A prefeitura da capital, que não fez o que deveria ser feito em tempo hábil, agora está tentando solucionar o problema. Para muita gente já é tarde demais. Colocaram sacos de areia, com a ajuda do exército, mas não adiantou. Agora estão colocando pedras, o que também não deve resolver por muito tempo e acaba com qualquer possibilidade de restauração da praia, ou torna muito mais cara a sua recuperação. Tapumes de contenção de concreto também estão sendo construídos em alguns pontos.
Mas ninguém está falando em acabar com o que causou toda essa erosão, esse avanço do mar. Ninguém parece se preocupar com os molhes, que foram feitos ao longo do tempo, nem com aterros, que modificaram o fluxo das águas, das correntes e então, com as ressacas, os resultados ficam mais à mostra.
É preciso que a geografia do mar seja restaurada, que o que o homem modificou volte a ser como era, senão o problema vai continuar se agravando.
Será que ninguém vai pensar nisso? O mar sempre toma de volta o que é seu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário