COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



domingo, 16 de maio de 2010

LETRA VIVA

Por Luiz Carlos Amorim – Escritor – Http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br

A coleção “Letra Viva” foi idealizada para comemorar o trigésimo aniversário do Grupo Literário A ILHA, que ocorre em junho de 2010. São trinta anos de atividades divulgando a literatura e dando espaço aos novos escritores não só de Santa Catarina, mas do Brasil.
Diferente da coleção Poesia Viva, que publicou poetas do Grupo Literário A ILHA que não tinha ainda livro solo publicado, a maioria deles – foram doze volumes – a coleção “Letra Viva” traz a lume os cronistas do grupo, que não são tão numerosos quanto os poetas, mas também existem. E não serão apenas escritores sem livros publicados. A maioria deles já tem obra solo.
Nesta primeira remessa, o grupo publica três livros de crônicas: de Célia Biscaia Veiga, que escreveu por dois anos para o jornal “A Notícia”, de Mary Bastian, cronista de A Notícia há mais de três anos, deste cronista, coordenador do grupo e também cronista de A Notícia e outras dezenas de jornais pelo Brasil e pelo mundo.
Crônica talvez não seja o gênero literário mais praticado, atualmente, pois perde para a poesia. Mas é o mais publicado, pois todo jornal tem seus cronistas diários. E não falo de crônica social, política, policial, etc. Falo da crônica cotidiana, literária mesmo.
Então privilegiamos quem pratica esse gênero e entregamos os primeiros livros da coleção “Letra Viva”, na Feira Catarinense do Livro, que acontece de 19 a 29 de maio, em Florianópolis, no Largo da Alfândega. O Grupo Literário A ILHA estará participando da feira no dia 29, com lançamento marcado para as 14 horas daquele sábado, comemorando os 30 anos do grupo e da revista Suplemento Literário A ILHA.
Serão lançados, na oportunidade, o número 113 de A ILHA e os três volumes da coleção Letra Viva, quem sabe quatro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário