COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



sexta-feira, 16 de abril de 2010

CICLOVIAS E CALÇADAS

Por Luiz Carlos Amorim – Escritor – http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br/


Tenho visto matérias nos jornais e na televisão sobre a criação de ciclovias em nossas cidades. É muito bom ver que estão sendo criadas alternativas para desafogar nosso trânsito urbano, cada vez mais congestionado nos horários de pico, que também vão ficando sempre mais compridos. Sei que é um problema comum das grandes e médias cidades e em alguns lugares estão tentando fazer com que o uso da bicicleta seja mais frequente.
Mas é necessário que todos tenhamos um pouco de boa educação. Caminho muito pelas ruas dos bairros e pelas mais centrais e vejo o descaso de motoristas de caminhões e de carros, no que diz respeito ao estacionamento em cima de calçadas e em locais proibidos. É comum termos que passar dentro da pista de rodagem, pois veículos estacionam não só em cima das calçadas, como o fazem de maneira a impedir totalmente a passagem do pedestre. E não se vê, nunca, nem polícia rodoviária – sei, de antemão, que vão dizer que há pouco contingente, que o pouco que há precisa estar nas estradas, que seja – nem a guarda municipal, por perto, para fazer com que seja corrigida tal falha. Falha que pode causar – e já causou – acidentes, pois há ruas de fluxo intenso onde veículos estacionados nos obrigam a andar dentro da pista.
Então a ciclovia é importante, precisamos dela, mas é nescessária a nossa conscientização das normas vigentes para dar o resultado esperado, pois parece que todo mundo estaciona onde quer, por aqui, sem que ninguém dificulte essa prática. Inclusive, na própria matéria que vi, sobre ciclovias, a televisão já mostrou carros estacionados em cima dela.
As prefeituras deveriam fiscalizar esse estado de coisas e multar, talvez, esses motoristas inclinados ao comodismo e ao descaso das leis, pois só mexendo no bolso deles é que vão se convencer de que precisamos evitar acidentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário