COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



quarta-feira, 14 de abril de 2010

AS FEIRAS DO LIVRO E A LITERATURA INFANTIL

Por Luiz Carlos Amorim – Escritor – Http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br


Como já disse, começou a temporada de Feiras do Livro. Conversando com autores de livros infantis e com pais dos consumidores de literatura infantil, os leitores em formação, confirmei uma constatação não muito promissora: nem todos os livros para crianças têm a qualidade de conteúdo que desejaríamos.
Temos verificado, feira após feira, que a grande vedete desses eventos, cada vez mais, é a literatura infantil. A cada final de uma feira do livro, seja ela onde for, o saldo evidencia a superioridade na venda de livros infantis e infanto-juvenis. E, note-se, só aqui em Santa Catarina acontecem feiras do livro em Florianópolis, Joinville, Blumenau, Balneário Camboriú, Itajaí, Brusque, Orleans, Criciúma, Itapema, São Bento do Sul, São José, Joaçaba, Jaraguá do Sul, etc.
Então, comprovadamente, o que mais vende nas feiras é o livro infantil, pelo menos em quantidade. O que suscitou discussão foi a qualidade dos livros vendidos. A feira oferece livros para crianças de todas as idades, de todo tipo, desde os mais simples até os mais sofisticados, desde os mais baratos – encontramos livros por cinqüenta centavos cada – até os mais caros. Existe até standes que oferecem exclusivamente livros infantis: grandes, pequenos, muito pequenos, enormes, edições luxuosas e outras muito simples, algumas até sem cores no interior, umas com muitas páginas, outras com menos de uma dezena de páginas.
O que mais existe – nas feiras e nas livrarias, também, só que nas feiras a concentração é maior – são edições as mais diversas daquelas fábulas tradicionais, tão nossas conhecidas, como Cinderela, O Patinho Feio, Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho, Os Três Porquinhos, A Bela Adormecida, Rapunzel, Pinóquio, e tantas outras, publicadas em tiragens enormes. E quanto maior a tiragem do livro, mais barato ele pode ser vendido.
Além disso, esses contos de fadas, clássicos eternos, importados há muitas gerações, não têm mais para quem pagar os direitos autorais – veja que os livros de fábulas citados acima não registram nenhuma autoria -, e assim saem mais barato ainda para o editor.
Comparando as citadas fábulas com as obras infantis de autores brasileiros, me invade uma dúvida já levantada em outras ocasiões: será que esses contos, tão tradicionais e tão clássicos, tem todos algum cunho moral, ético e educativo para que estejamos, sempre, geração após geração, empurrando goela abaixo de nossos filhos?
As personagens são fortes, ganharam mais vida com o passar do tempo, mas as histórias continuam as mesmas. Algumas delas repletas de magia e encantamento, mas outras com apologia à violência, à inveja, à desonestidade, à deslealdade, à maldade. Como a avozinha que engorda crianças para devorar, como a madrasta que manda assassinar a enteada e pede que o executor traga o coração dela, como prova, como a velhinha encarquilhada que dá uma maçã envenenada a uma pobre jovem indefesa, como o lobo espertalhão que engana uma simplória avó e a devora, tentando fazer o mesmo com a netinha, como a outra enteada que é transformada em escrava, e por aí vai.
Não estou tentando convencer ninguém de que aqueles clássicos são todos ruins, absolutamente. Há, dentre eles, belas histórias com mensagens positivas, sem dúvida.
Mas precisamos dar mais valor aos nossos escritores, também. Precisamos deixar de comprar sempre as mesmas coisas, só porque são mais baratas e porque já estão impregnadas em nossa cultura. Temos vasta produção nacional dirigida para crianças, com histórias cheias de encantamento, com boas mensagens, focalizando nossos costumes, nosso folclore, nossa fauna, nossa história e nossa geografia, com excelentes ilustrações e com bons preços, também. Temos escritores como o imortal Monteiro Lobato, Ruth Rocha, Pedro Bandeira, Ziraldo, Ana Maria Machado, Lygia Bojunga Nunes, Érico Veríssimo, Marina Colasanti, Silvia Orthof e tantos outros, a nível nacional, além dos catarinenses como Maria de Lurdes R. Krieger, Else Sant´Anna Brum, Yedda de Castro Goulart, Rosângela Borges, Urda A. Klueger, Ana Maria Kovács, Eloí Bocheco. São exemplos de ótimos produtores de textos para crianças, que deveríamos ver com seus tantos títulos em todas as feiras do livro e em quantidades pelo menos equivalentes aos clássicos de sempre.
Os produtores de literatura infantil e infanto-juvenil da nossa terra são ótimos contadores de histórias e merecem ser prestigiados. E as nossas crianças merecem alguma coisa mais moderna e mais criativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário