COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



domingo, 31 de janeiro de 2010

ESPERANÇA EM PÉTALAS

Andei viajando de novo pelo norte e nordeste de Santa Catarina. Gosto de fazer isso nesta época, pois os jacatirões nativos começam a florescer no fim de outubro e vão até fevereiro manchando o verde com ilhas de vermelho, enchendo os olhos da gente, colorindo a vida.
No entanto, ao mesmo tempo que meus olhos transbordavam de luz e da alegria das cores do jacatirão esparramado pela beirada da estrada, nos morros e nas encostas, meu coração murchava de tristeza por perceber, aqui e acolá, trechos de mata queimados, áreas de morros desmatadas e desbastadas, pedaços de mata nativa colocados abaixo sem dó nem piedade.Sei que há uma lei que protege a mata nativa, mas parece que só funciona se houver madeira de lei envolvida. E também só funciona para alguns.
E as árvores que explodem alegria nas nossas primaveras e nos nossos verões vão diminuindo a olhos vistos, a cada ano, e a minha tristeza vai aumentando na mesma proporção. Não consigo entender como o ser humano pode destruir uma fonte de beleza que pode trazer um pouco de alegria aos nossos olhos cansados por um mundo cada vez mais feio e que alguns não querem ver. Somos realmente seres infelizes, se não conseguimos enxergar uma luz de esperança, se não conseguimos preservar em nada a natureza para garantir aos nossos filhos um futuro menos tenebroso.
Estarei sendo pessimista? A mídia vem mostrando, alertando para a destruição da natureza, para o fim da água que significa vida. Então deveríamos começar pelo pouco que pudermos fazer, ajudando a preservar o verde, não contaminando a água, não envenenando o ar. E sempre há uma mata, mesmo que seja pequena, perto de nós.
Já pedi isso antes, mas repito: não cortem, não queimem, não destruam os pés de jacatirão. Eles representam um sorriso e a luz dos nossos olhos num futuro que pode não existir, se não tivermos consciência hoje.
Quem não conhece a árvore do jacatirão, quem nunca lhe prestou atenção, não deixe de olhar para os lados quando passar pela BR 101 no norte de Santa Catarina, no Paraná, São Paulo, etc.

2 comentários:

  1. Eiii Amorim
    Não sei se vc é "chegado" nessas brincadeiras, mas me lembrei de vc e deixei um mimo lá no blog procê rsrs. Passa por lá.
    Beijuuss n.c.

    www.toforatodentro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Este é um anúncio público para todos que querem vender um rim, temos pacientes que precisam de um transplante de rim, por isso, se você estiver interessado em vender um rim, por favor entre em contato conosco em nosso e-mail em iowalutheranhospital@gmail.com
    Você também pode ligar ou escrever para nós no whatsapp em 1 515 882 1607.

    OBSERVAÇÃO: Sua segurança está garantida e nosso paciente concordou em pagar uma grande quantia de dinheiro para qualquer pessoa que concordar em doar um rim para salvá-lo. Esperamos ouvir de você, para que você possa salvar uma vida.

    ResponderExcluir